Prefeito publica edital do concurso da Educação nesta 4ª-feira, 30

Certame terá 2.956 vagas e 14.700 oportunidades em cadastro de reserva; provas estão previstas para o fim de janeiro O prefeito Leandro Vilela anunciou nesta terça-feira (29) que o edital do concurso público da Educação de Aparecida de Goiânia será publicado nesta quarta-feira (30). O documento, que será publicado no site do Instituto Verbena – […]

6 min de leitura

Imagem destacada do post: Prefeito publica edital do concurso da Educação nesta 4ª-feira, 30

Certame terá 2.956 vagas e 14.700 oportunidades em cadastro de reserva; provas estão previstas para o fim de janeiro

O prefeito Leandro Vilela anunciou nesta terça-feira (29) que o edital do concurso público da Educação de Aparecida de Goiânia será publicado nesta quarta-feira (30). O documento, que será publicado no site do Instituto Verbena – https://institutoverbena.ufg.br/ -, trará os cargos, requisitos, remunerações, inscrições, etapas e cronograma do certame, que prevê 2.956 vagas para provimento e 14.780 oportunidades em cadastro de reserva. As provas devem acontecer até o final do mês de janeiro de 2027.

O anúncio foi feito durante solenidade com a participação da secretária municipal de Educação, Núbia Farias; do secretário de Administração e Recursos Humanos, Arthur Henrique; da diretora executiva do Instituto Verbena/UFG, Rosângela de Oliveira Alves; dos vereadores Tatá Teixeira, Diogo Tufão, Domingos Rodrigues, Rogério Almeida, Neto Gomes e Almeidinha e da promotora de Justiça do Ministério Público, Suelena Carneiro Caetano Fernandes Jayme.

O Instituto Verbena, ligado à UFG, será responsável pelo planejamento, organização e execução do concurso. O extrato do contrato foi publicado em 17 de setembro, após a assinatura do acordo, realizada no dia 10 do mesmo mês.

Segundo Leandro Vilela, a escolha do Instituto Verbena levou em consideração a credibilidade, a experiência e a segurança necessárias para a realização de um concurso público dessa dimensão. O prefeito destacou ainda durante coletiva com a imprensa, que a administração municipal buscou garantir transparência e rigor técnico em todas as etapas do certame.

“É uma questão que nós não abrimos mão: a transparência da realização de um concurso público que seja muito bem feito. Temos aqui representantes do Instituto Verbena, da Secretaria de Educação, do Ministério Público e os vereadores, para que possamos anunciar um concurso público que tenha lisura e seja realizado com muita técnica”, ressaltou.

Leandro Vilela lembrou que o concurso ocorre após 13 anos sem a realização de um certame para a Educação municipal. A iniciativa, segundo o gestor, responde a uma demanda acumulada e faz parte das ações da atual gestão para fortalecer a rede de ensino.

“Depois de 13 anos, vamos realizar o concurso da Educação aqui na nossa cidade de Aparecida de Goiânia. O objetivo é atender uma demanda reprimida, valorizar os profissionais da Educação e fazer com que a Educação de Aparecida seja uma das melhores do nosso Estado e do nosso país”, afirmou.

A rede municipal de ensino de Aparecida atende atualmente cerca de 55 mil alunos.

WhatsApp Image 2026 09 29 at 14.53.44

Convocações serão realizadas conforme necessidade da rede

Leandro Vilela explicou que as 2.956 vagas previstas no concurso serão convocadas conforme a necessidade da rede municipal, o planejamento da Secretaria de Educação e a disponibilidade orçamentária e financeira do município.

“Esse planejamento será executado ao longo do período do concurso. Nós temos hoje uma disponibilidade, porém não significa que todos estarão ingressando imediatamente. As convocações ocorrerão conforme a necessidade, o fluxo de caixa e a disponibilidade financeira da Prefeitura”, explicou.

Concurso contempla quatro áreas da Educação

A secretária municipal de Educação, Núbia Farias, destacou a importância do concurso para o fortalecimento da rede e explicou que o certame contemplará quatro áreas: professor de área, professor pedagogo, auxiliar administrativo e agente educativo.

Núbia explicou que as convocações seguirão as necessidades identificadas pela Secretaria Municipal de Educação e o orçamento disponível. “O concurso vai suprir as necessidades de acordo com o momento e com o nosso orçamento. Nós temos quatro áreas dentro da Educação que serão contempladas para atender às nossas necessidades”, explicou.

Para a secretária, a chegada de servidores efetivos contribuirá para dar maior continuidade ao trabalho pedagógico desenvolvido nas unidades municipais.

“Temos uma expectativa muito grande de fortalecimento da rede e de melhor aprendizado para as crianças. O efetivo vai dar uma sequência na aprendizagem da criança. Nossa rede é muito boa e temos profissionais muito bons. Os novos servidores que chegarem vão somar muito”, afirmou.

Edital terá cronograma completo

A diretora executiva do Instituto Verbena/UFG, Rosângela de Oliveira Alves, orientou os candidatos a acompanharem a publicação do edital no site do instituto, pois nele constará todas as informações necessárias sobre as provas, datas, conteúdos e convocações.

“É muito importante que todos acompanhem pelo site do Instituto Verbena. A partir desta quarta, 30, com o edital publicado, estarão disponíveis todas as previsões de datas das provas e das etapas subsequentes, até a formação do cadastro de reserva e as possibilidades de convocações”, afirmou ela ressaltando ainda que o documento apresentará os detalhes sobre os cargos, a quantidade de vagas, os requisitos, a remuneração, as etapas de seleção e as demais regras do concurso.