Por que Bolsonaro foi preso?

Membros do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) exibem uma faixa com os dizeres “Bolsonaro na Cadeia” em frente à sede da Polícia Federal após a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, em Brasília, em 22 de novembro de 2025. O ex-presidente Jair Bolsonaro, que em setembro havia sido condenado a 27 anos de prisão por uma […]

7 min de leitura

Imagem destacada do post: Por que Bolsonaro foi preso?

Membros do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) exibem uma faixa com os dizeres “Bolsonaro na Cadeia” em frente à sede da Polícia Federal após a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, em Brasília, em 22 de novembro de 2025. O ex-presidente Jair Bolsonaro, que em setembro havia sido condenado a 27 anos de prisão por uma tentativa frustrada de golpe, mas ainda não começou a cumprir sua pena, foi transferido da prisão domiciliar para a custódia policial por ser considerado risco de fuga, de acordo com uma decisão do Supremo Tribunal Federal. (Foto de Evaristo Sa / AFP)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão preventiva de Jair Bolsonaro depois de vários sinais de fuga. Entenda o que levou Bolsonaro à prisão com a TVT News.

Jair Bolsonaro admite ter queimado a tornozeleira eletrônica com um ferro de solda

ex-presidente condenado Jair Bolsonaro, preso neste sábado por risco de fuga da residência onde estava em prisão domiciliar, admitiu ter usado um ferro de solda para queimar a tornozeleira eletrônica que monitorava sua localização, por “curiosidade”, em um vídeo divulgado pelo Supremo Tribunal Federal.

O ex-presidente, condenado a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado em 2022 e em prisão domiciliar desde agosto, estava detido por risco de fuga, segundo o documento judicial.

Um vídeo divulgado pelo Supremo Tribunal Federal mostra o dispositivo ainda no tornozelo de Bolsonaro, mas com marcas de queimadura. Ao ser questionado por um policial sobre o assunto, o ex-presidente responde: “Coloquei um ferro de solda lá dentro (por) curiosidade”.

Confira o momento em que Bolsonaro admite ter violado a tornozeleira

Um vídeo divulgado pelo STF mostra o diálogo entre uma agente penal e o ex-presidente Bolsonaro. Confira o diálogo:

  • Agente: “O senhor usou alguma coisa para queimar isso aqui?”
  • Bolsonaro: “Eu meti ferro quente aí. Curiosidade”.
  • Agente: “Que ferro foi, ferro de passar?”
  • Bolsonaro: “Não, ferro de soldar, de solda”
  • Agente: “Pulseira aparentemente intacta, mas o ‘case’ [a capa] violado. Que horas o senhor começou a fazer isso, seu Jair?”
  • Bolsonaro: “No final da tarde”.

Bolonaro poderia fugir do país?

A prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro foi realizada em cumprimento à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, por conta da convocação de vigília, neste sábado (22), nas proximidades da residência onde o ex-presidente cumpre prisão domiciliar. ebcebc

Segundo Moraes, a reunião poderia causar tumulto e até mesmo facilitar “eventual tentativa de fuga do réu”.

O minstro do STF afirma ainda que o Centro de Integração de Monitoração Integrada do Distrito Federal comunicou a ocorrência de violação do equipamento de monitoramento eletrônico de Bolsonaro na madrugada deste sábado: “A informação constata a intenção do condenado de romper a tornozeleira eletrônica para garantir êxito em sua fuga, facilitada pela confusão causada pela manifestação convocada por seu filho”.

bolsonaro-e-preso-prisao-preventiva-foi-decretada-bolsonaro-esta-preso-na-sede-da-policia-federal-pf-brasilia-por-que-bolsonaro-foi-preso-tvt-news
Tornozeleira de Bolsonaro teria sido violada por volta da meia noite. Imagem: reprodução despacho do STF

Na decisão, Moraes também determina que seja realizada, neste domingo (23), audiência de custódia, por videoconferência, na Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal, além da disponibilização de atendimento médico em tempo integral ao réu. 

A decisão diz ainda que todas as visitas deverão ser previamente autorizadas pelo STF, com exceção da dos advogados e da equipe médica que acompanha o tratamento de saúde do réu. 

O documento cita ainda como argumento de possibilidade de tentativa de fuga de Bolsonaro, “informações que o condenado na mesma ação penal, Alexandre Rodrigues Ramagem, evadiu-se do país com a finalidade de se furtar a aplicação da lei penal, estando atualmente na cidade de Miami, nos Estados Unidos”.

bolsonaro-e-preso-prisao-preventiva-foi-decretada-bolsonaro-esta-preso-na-sede-da-policia-federal-pf-brasilia-por-que-bolsonaro-foi-preso-tvt-news
Alexandre de Moraes entendeu que havia risco de fuga, principalmente depois de Alexandre Ramagem ter fugido para os EUA. Imagem: reprodução despacho STF

Também é citada da decisão que nesta sexta-feira (21) o senador Flávio Bolsonaro (PL) convocou, pelas redes sociais uma vigília de orações próxima à casa onde Bolsonaro cumpre prisão domiciliar desde o dia 4 de agosto.  

Condenado a 27 anos e três meses de prisão na ação penal do Núcleo 1 da trama golpista, Bolsonaro e os demais réus podem ter as penas executadas nas próximas semanas.

Bolsonaro cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto, determinada após o descumprimento de medidas cautelares já fixadas pelo STF. Ele estava usando tornozeleira eletrônica e proibido de acessar embaixadas e consulados, de manter contato com embaixadores e autoridades estrangeiras e de utilizar redes sociais, direta ou indiretamente, inclusive por intermédio de terceiros.

Com informações da AFP e da Agência Brasil