Paciente do HMAP passa por procedimento inédito em Aparecida de Goiânia

Exame de colangioscopia permite visualizar diretamente as vias biliares, ampliando a precisão no diagnóstico e tratamento de doenças do fígado e pâncreas no SUS Um paciente do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP), unidade da Secretaria Municipal de Saúde, construída e mantida pela prefeitura e gerida pelo Einstein, foi beneficiado […]

4 min de leitura

Imagem destacada do post: Paciente do HMAP passa por procedimento inédito em Aparecida de Goiânia


Exame de colangioscopia permite visualizar diretamente as vias biliares, ampliando a precisão no diagnóstico e tratamento de doenças do fígado e pâncreas no SUS

Um paciente do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP), unidade da Secretaria Municipal de Saúde, construída e mantida pela prefeitura e gerida pelo Einstein, foi beneficiado com a realização de um procedimento inédito para a rede pública de saúde em Aparecida: a colangioscopia. Trata-se de um exame de alta complexidade que permite a visualização direta das vias biliares, oferecendo maior precisão no diagnóstico e novas possibilidades terapêuticas para doenças do fígado e do pâncreas.

O médico endoscopista do HMAP, Reinaldo Falluh, explica que o procedimento é minimamente invasivo. “É possível observar em alta definição o revestimento interno dos ductos biliares, identificar estenoses (estreitamentos), cálculos ou tumores, e até coletar biópsias direcionadas sob visão direta”, esclarece.

A iniciativa fez parte do Connect Gastro, evento científico promovido pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), em parceria com a Sociedade Goiana de Gastroenterologia, que ao longo do ano percorre diferentes instituições de saúde do país com ações de atualização e difusão de tecnologias inovadoras.

Luiz Alves Ferreira Filho, coordenador de medicina diagnóstica no HMAP, ressalta que a realização do procedimento é um marco não apenas para o paciente, mas para toda a equipe. “Mais do que um avanço assistencial, essa iniciativa representa um investimento direto na atualização e qualificação do nosso corpo clínico. A oportunidade de participar de um procedimento de ponta como este dissemina um conhecimento técnico-científico valioso e alinha nossas equipes com as práticas mais inovadoras da medicina, reforçando o compromisso do hospital com a excelência e a educação continuada”, conclui.

Sobre o HMAP

O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP) foi inaugurado em dezembro de 2018 e é o maior hospital do Estado feito por uma prefeitura. Administrado pelo Einstein desde junho de 2022, foi construído numa área superior a 17 mil metros quadrados, onde atua com mais de 1.100 colaboradores para o atendimento de casos de alta complexidade, incluindo hemodinâmica e cirurgia bariátrica, além de várias especialidades cirúrgicas e diagnósticas. A estrutura contempla 10 salas de cirurgia e 235 leitos operacionais, sendo 10 de UTI pediátrica, 39 de UTI adulto, 31 de enfermaria pediátrica, e 155 leitos de clínica médica/cirúrgica.  

Trata-se da primeira operação de hospital público feita pelo Einstein fora da cidade de São Paulo. Nos primeiros seis meses de gestão, as filas de UTI da unidade foram reduzidas consideravelmente e a capacidade de atendimento dos leitos, dobrada. Já as longas filas de espera para cirurgias eletivas foram diminuídas em menos de um ano, feito alcançado graças a iniciativas como mutirões cirúrgicos, que priorizaram demandas urgentes. Nos primeiros seis meses de gestão Einstein, o tempo de permanência dos pacientes no hospital também foi reduzido de 9,5 para 5 dias. Em relação à mortalidade, em junho de 2022 a taxa era de 15,33% e, seis meses depois, de 3,6%.  

Entre janeiro de 2023 e julho de 2024, o HMAP realizou 90% de todos os procedimentos eletivos pelo SUS em Aparecida de Goiânia, levando a cidade ao título de município que mais realiza cirurgias não urgentes pelo SUS. Em 2025, prestes a completar três anos sob gestão Einstein, o hospital obteve a acreditação ONA nível 1, da Organização Nacional de Acreditação – um reconhecimento pela segurança e qualidade da assistência na unidade. No mesmo ano, a UTI do HMAP recebeu o Selo Top Performer 2025, concedido a hospitais que demonstram excelência no cuidado de pacientes em estado crítico.