Aparecida valoriza trabalhador da saúde

O “Dia do trabalhador: Cuidando do Cuidador ” reuniu na quinta-feira, 26, centenas de trabalhadores da Saúde em um dia de valorização da categoria e de conscientização sobre o autocuidado

Da Redação
27/05/2022 - 04:12
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Linkedin
  • Compartilhe no Telegram
  • Compartilhe no WhatsApp

Aparecida valoriza trabalhador da saúde

O “Dia do trabalhador: Cuidando do Cuidador ” reuniu na quinta-feira, 26, centenas de trabalhadores da Saúde em um dia de valorização da categoria e de conscientização sobre o autocuidado

Para celebrar o Mês do Trabalhador (Maio) e conscientizar os servidores sobre a importância dos cuidados com a própria saúde biopsicossocial (Bem-estar físico, psicológico e social), a Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) realiza, nesta quinta-feira, 26 de maio, no Anfiteatro Municipal Cantor Leandro, localizado na Rua Louvre (Setor Residencial Solar Central Park), o evento “Dia do trabalhador: Cuidando do Cuidador. ”

O encontro reúne gestores e demais servidores da SMS e contou com a presença da primeira-dama Sulnara Santana que representou o prefeito Vilmar Mariano na abertura dos trabalhos.

“Só temos a agradecer pela dedicação e a competência das trabalhadoras e dos trabalhadores da Saúde que cuidam da população. Salvaram vidas durante a fase mais grave da pandemia e continuam fazendo isso todos os dias. Então peço que se cuidem também, esse evento é para vocês, aproveitem, e contem com a Prefeitura para continuarmos em frente, juntos, sempre fazendo de Aparecida um lugar acolhedor para todas as pessoas”, afirmou Sulnara para os participantes.

A Superintendente de Vigilância em Saúde, Daniela Fabiana Ribeiro, ressaltou que o encontro visa melhorar a organização e o ambiente de trabalho, estimular o desenvolvimento pessoal e debater escolhas saudáveis para os trabalhadores em suas rotinas:

“Queremos reforçar aspectos positivos e hábitos saudáveis que atendam às variadas necessidades biopsicossociais dos trabalhadores. ”

O Encontro foi organizado pela equipe da Vigilância em Saúde do Trabalhador em parceria com a SMS, Secretaria de Ação Integrada, Programa de Saúde Mental, Vigilância Epidemiológica (IST’s e Não Transmissíveis), Hospital de Olhos, Ambulatório Municipal de Aparecida (Amag) e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

Atividades de conscientização e valorização dos servidores foram realizadas nos períodos matutino e vespertino, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h.

O evento contou com apresentações culturais, ginástica laboral, palestras sobre o tema e sorteios de brindes, dentre outras atividades.

Saúde: um conceito amplo

Nesse sentido, a enfermeira e chefe da Vigilância em Saúde do Trabalhador da SMS, Ana Mari Soares Dickmann, enfatizou que “saúde não significa apenas não ter alguma doença, é algo mais amplo que indica um estado completo de bem-estar físico, psicológico e social. É isso que buscamos com iniciativas como esse evento e no dia-a-dia de nossos pacientes e colegas de trabalho. ”

Ana Mari destacou que no evento estão sendo ofertados para os trabalhadores “alguns cuidados para quem se dedica a cuidar dos outros. Tivemos uma belíssima apresentação musical e  palestras muito relevantes, além de exames oftalmológicos, maquiagem aferição de pressão arterial, medição de índice de massa corporal e exames de sangue, dentre outras atividades. Realizamos essa celebração desde 2016 para valorizar o nosso pessoal, que merece todo o nosso respeito, gratidão e apoio. ”

Cuide-se!

Mara Rúbia, enfermeira da Unidade Básica de Saúde (UBS) Andrade Reis e que trabalha na SMS há 10 anos afirmou que, para além da valorização dos trabalhadores, o evento também chama a atenção sobre o autocuidado:

“Durante a nossa rotina, em meio à correria do dia-a-dia, acabamos nos esquecendo de alguns cuidados essenciais com a nossa própria saúde. Trabalhamos focados em atender a quem precisa de nós e muitas vezes nos negligenciamos física e mentalmente. Precisamos estar atentos também a nós mesmos para cuidar da melhor maneira possível das outras pessoas. Aqui, hoje, é mais uma oportunidade para nos conscientizarmos disso. ”