Zuluaga recua e diz que continuará diálogo com FARC se for eleito na Colômbia

colombiaÓscar Iván Zuluaga, candidato “uribista” às eleições presidenciais da Colômbia e vencedor do primeiro turno, voltou atrás nesta quinta-feira (29/05) e disse que, se vencer no dia 15 de junho, continuará as conversas de paz com as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). Antes, ele havia dito que suspenderia temporariamente o diálogo, realizado em Havana.”Vamos dar continuidade às conversas, mas vamos estabelecer as condições que eu sempre propus”, declarou Zuluaga à Caracol Radio. Entre as exigências do candidato à Presidência, estão um cessar-fogo com duração indefinida que contemple o fim de minas antipessoais e do recrutamento infantil, assim como a cessação dos ataques contra civis, soldados e infraestruturas energéticas.

Zuluaga não disse quanto tempo daria às FARC para que chegassem ao cessar-fogo, uma condição que sempre rejeitaram. Entretanto, ele esclareceu que havia recuado devido a um pedido da candidata do Partido Conservador, Marta Lucía Ramírez, em troca de apoio no segundo turno. Zuluaga, candidato do Centro Democrático, concorre contra o atual presidente colombiano, Juan Manuel Santos, da coalizão União Nacional.

[saiba_mais]

Negociadores das conversas de paz com as FARC atingiram acordos parciais em três dos cinco tópicos que estão sendo discutidos, incluindo a reforma agrária, a participação política da guerrilha e o fim de suas ações relativas ao narcotráfico.

O presidente Santos afirmou que essas eleições seriam uma escolha entre agarrar a oportunidade histórica de por fim a um conflito de décadas, votando nele, e continuar uma “guerra sem fim”, ao escolher seu rival. Zaluaga, até agora, havia criticado o diálogo com “terroristas” e traficantes de drogas.

Ao saber das declarações de seu concorrente, Santos disse que o anúncio “é bem-vindo”, mas se trata de uma posição “cínica” e “eleitoreira”. “Agora eles são amigos da paz e a favor de que as conversas continuem, apesar de impor condições impossíveis de cumprir”, afirmou o atual presidente.

Santos e Zuluaga estão tecnicamente empatados nas intenções de voto, segundo uma pesquisa publicada hoje, a primeira feita depois do primeiro turno de domingo passado (25).

A pesquisa, com margem de erro de 2,9% e realizada pelo instituto Cifras & Conceptos para a Caracol Radio e Rede + Notícias, dá a Santos 38% dos votos e Zuluaga, 37%.

Operamundi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detected

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios