Volks prepara inédita Saveiro Cabine Dupla

0
55

saveiroHá segmentos do mercado de automóveis em que a lógica não prevalece. Geralmente, quando novos modelos são lançados tendem a liderar suas respectivas categorias. Não é o que acontece entre as picapes compactas.

Entre os utilitários “pau para toda obra”, o líder é justamente o modelo mais antigo, a Strada, da Fiat. Nos últimos anos, Chevrolet e Volkswagen lançaram novas gerações da Montana e Saveiro, mas não abalaram o reinado da picape mineira. No caso da VW, o jeito foi seguir a receita de sucesso da concorrência.

Por isso, a marca alemã deverá lançar no mês que vem uma nova versão da Saveiro com cabine dupla e capaz de levar quatro pessoas com relativo conforto. É uma resposta a Strada Cabine Dupla, que inovou ao oferecer uma segunda fileira de assentos nesse mercado, mesmo que esses lugares não sejam um primor de espaço interno.

No caso da Saveiro, a opção foi a mais simples possível: estica-se um pouco a cabine da versão estendida, perde-se um naco de caçamba e temos um modelo com quatro lugares capaz de servir como opção para trabalho ou mesmo para uma família com filhos pequenos.

Sem terceira porta

Era esperado que a Volks ‘pulasse dois degraus’ nessa evolução e oferecesse de cara a terceira porta, outra novidade recente da Strada, mas, ao que parece os alemães preferiram manter o acesso pelas portas dianteiras.

A Saveiro já havia passado por uma mudança importante no início do ano, quando ganhou motor 1.6 mais forte, câmbio I-Motion atualizado e sistema ESP com direito a controle de tração e outros recursos advindos da irmã maiorAmarok. Por isso, não se espera por mais itens na cabine dupla.

A picape é hoje a segunda colocada no ranking, com menos da metade das vendas da Strada, mas o dobro do volume da Montana. Com a nova versão, esse número pode crescer significativamente – na Fiat, a opção é bastante popular nas lojas.

O lançamento da Saveiro Cabine Dupla ocorrerá em conjunto com o Fox 2015, que será reestilizado. A montadora deverá guardar para o Salão do Automóvel o CrossUp, uma versão aventureira do novo compacto.

IG