Você gera impactos ambientais negativos ou positivos?

0
262

Descubra ações simples que contribuem para o aumento e a redução da poluição no seu cotidiano

Nos últimos 20 anos o termo sustentabilidade ganhou espaço na discussão pública. Ao mesmo tempo em que arrebanhava adeptos para a causa ambiental, provocou reações céticas em muitas pessoas. Ainda que a consciência ambiental do brasileiro tenha quadruplicado neste período, de acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente, são poucos os que têm na ponta da língua uma definição correta do que são atitudes sustentáveis.

Nesse mar de indefinições, vários mitos e lendas foram construídos em torno de ações que ajudam ou atrapalham na redução de poluentes. Veja abaixo alguns exemplos de atitudes cotidianas que emitem poluentes:

  • A cada hora ligado, o laptop da sua empresa contribui para a emissão de 12 gramas;
  • A produção de uma simples calça jeans joga seis quilos de gás carbônico na atmosfera
  • Uma TV de LCD ligada por apenas uma hora é responsável por 88 gramas.
  • A fabricação de um par de sapatos emite 11,5 quilos.
  • A produção de mil livros emite uma tonelada de gás carbônico!
  • Gosta de vinho? Uma garrafa corresponde a um quilo de dióxido de carbono – são 385 gramas na produção do vinho, 330 gramas na fabricação da garrafa e restante dividido no transporte e armazenamento.

Agora descubra como você pode neutralizar sua emissão de gás carbônico:

  • Uma árvore plantada equivale à neutralização da emissão de poluentes na produção de sete livros.
  • Duas árvores poupam 14 quilos de dióxido de carbono na atmosfera e economizam quase 50 dias de um laptop ligado.
  • Quatro árvores compensam a emissão de CO2 de 1120 camisas passadas a ferro elétrico.
  • Cinco mudas de árvores ajudam na neutralização de poluentes da produção de 3 pares de sapatos.
  • Oito árvores plantadas absorvem a quantidade de gás carbônico derivada da produção de 56 livros impressos.
  • Por fim, 30 árvores compensam um laptop ligado por 2 anos!

 

* Fonte How Bad Are Bananas, Mike Berners-Lee

Flávia Pini é Diretora de Marketing da GreenClick, empresa que contribui com a neutralização da emissão de CO2 no país.