Aparecida de Goiânia, domingo, 19 de setembro de 2021
Artigo

Vivian Perpétuo: O que é o Inbound Marketing e para que serve?

Redação
7 de junho de 2021

Como discorremos na semana passada sobre o marketing de conteúdo, a continuação desta semana é entender um pouco do conceito de inbound marketing.

O que significa inbound marketing?

A HubSpot trouxe este termo em 2006. É uma estratégia de 4 etapas.

Atrair: desconhecidos e visitantes para conhecer sua empresa, marca e serviço através de conteúdos o interesse;
Converter: criar aproximação para que este desconhecido se torne um “lead” e forneça dados para que você entre em contato com ele e crie uma proximidade;
Vender: início de relacionamento para ter consumidores dos seus produtos;
Encantar: transformar seus consumidores em promotores da sua empresa, marca ou serviço.

O inbound marketing pode ser traduzido como marketing de entrada.

Isso ocorre porque essas ações visam basicamente atrair seu público para seus canais de conversão, ou seja, aumentar o número de entradas de usuários em seu site, comércio eletrônico, blog, redes sociais, etc.

Embora esta seja uma tradução correta, o termo "novo marketing" é mais aplicável porque se baseia no conceito oposto do marketing tradicional.

O marketing tradicional precisa “ir atrás” do seu público e forçá-lo a se aproximar, enquanto o inbound marketing faz o contrário ele mostra através de seu conteúdo a importância do seu produto e serviço para que o público que naturalmente procura a marca quando necessário.

O inbound marketing diferentemente do marketing tradicional em tese não vai atrás do cliente e sim cria razões para o cliente te seguir.

O inbound marketing, ou novo marketing, é a estratégia mais eficaz para atrair e converter clientes em potencial em um ambiente digital. No entanto, saber fazer é mais importante do que compreender o seu significado.

A vantagem do inbound marketing é fazer esta atração do seu cliente 62% mais barato do que o marketing tradicional.

Mas, como fazer isto?

Criando conteúdo dentro de todos os canais digitais onde é possível tirar as dúvidas dos seus produtos e serviços. Além de ensinar é possível resolver a maioria das objeções através deste conteúdo.

O inbound marketing permite que você transforme estranhos em clientes e clientes em defensores da sua marca.

É um relacionamento construído por meio de conteúdos, levando em consideração as plataformas, momentos de mercado, etc.

O inbound marketing compartilha conteúdo específico e resposta às perguntas do seu público em cada etapa de consumidores desta jornada.

O marketing interno constrói conexões duradouras com seus clientes em potencial, aumenta o reconhecimento e a reputação de sua marca e melhora seus resultados financeiros.

Se publicar o conteúdo certo no lugar certo, você atrairá clientes em potencial e será útil para eles. Portanto, o inbound marketing pode captar clientes potenciais mais qualificados, aumentando assim a taxa de conversão e o tempo para concluir a transação.

Depois deste conceito de inbound marketing outro conceito importante a aprender é o funil de venda, que conversaremos na próxima semana.

Vivian Perpétuo
Gestora de Redes Sociais
@vivianperpetuo
E-mail: [email protected]

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