Vilmar Mariano faz balanço da administração na Câmara de Aparecida

Durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Aparecida nesta terça-feira, 6, o prefeito Vilmar Mariano e o secretário municipal da Fazenda, André Luís Rosa, apresentaram prestação de contas referentes a meta fiscal do segundo quadrimestre de 2022, cumprindo a Lei Orgânica do Município. O gestor municipal realizou uma introdução sobre sua administração e permaneceu no […]

10 min de leitura

Imagem destacada do post: Vilmar Mariano faz balanço da administração na Câmara de Aparecida

Durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Aparecida nesta terça-feira, 6, o prefeito Vilmar Mariano e o secretário municipal da Fazenda, André Luís Rosa, apresentaram prestação de contas referentes a meta fiscal do segundo quadrimestre de 2022, cumprindo a Lei Orgânica do Município.

O gestor municipal realizou uma introdução sobre sua administração e permaneceu no plenário até o final da sessão para responder questionamentos dos vereadores. Depois o secretário André apresentou detalhadamente o quadro fiscal do município.

Segundo a Secretaria da Fazenda, as principais receitas do município são IPTU, ISS, Taxas e ITBI, segundo dados da Secretaria da Fazenda. EM 2022, o IPTU corresponde a 49,91% de receitas próprias; 26,53% de ISS; 19,40% de Taxas E 9,16% de ITBI. As receitas de transferência são aquelas previstas em lei, como ICMS, IPVA, Fundeb, FPM, SUS e FNDE, que o município recebe. Todas as receitas tiveram crescimento acima da aflição, segundo a pasta.

“Aparecida de Goiânia é uma cidade modelo em gestão fiscal. O nosso município apresenta condições favoráveis para obtenção de recursos junto à União ou por meio de empréstimos, porque temos capacidade de honrar com os compromissos, entre outros. A cidade em momento nenhum deixou de assinar um convênio ou de aplicar investimentos em áreas essenciais com foco na prestação de serviço ao cidadão”, afirma André Luís Rosa.

WhatsApp Image 2022 12 06 at 15.38.06

A prefeitura possui 12.603 servidores, sendo 49% efetivos e 31% em comissão. O gasto com folha de pagamento é de 53 milhões/mês. A receita corrente líquida do município é de R$ 1,7 bilhões, segundo a Secretaria da Fazenda.

O gestor destaca que a condição financeira de Aparecida é atestada com nota ‘A’ no boletim anual da Secretaria Nacional do Tesouro Nacional (STN).

“Isso significa que temos uma gestão fiscal muito boa e que nos dá condições de honrar com nossos pagamentos. É uma avaliação importante que contribui para a aquisição de empréstimos e liberação de recursos por parte do governo federal”, destacou o prefeito.

A Prefeitura de Aparecida conquistou Nota A em 2011 na gestão do então prefeito Maguito Vilela, manteve na gestão do prefeito Gustavo Mendanha e segue com excelência em gestão fiscal no governo Vilmar Mariano. Em razão do aumento da infraestrutura, principalmente, na educação – mais de 30 Cmeis – e saúde – 40 UBSs, 3 UPAs e o HMAP – o custeio aumenta a cada ano para manter o funcionamento das unidades e a partir de 2020 teve um aumento expressivo em razão da pandemia.

A expectativa da Prefeitura de Aparecida é aumentar o volume de obras, a partir de 2023, por meio do programa de investimentos Aparecida 100 anos, que injetará quase R$ 1 bilhão em construção de obras. Com o montante, a prefeitura construirá, além da pavimentação em toda a cidade, mais 13 CMEI’s, 4 escolas e 4 parques, bem como viadutos, trincheiras e pontes, conectando a cidade.

Em oito meses à frente da prefeitura de Aparecida, o prefeito entregou obras, como o Eixo Leste-Oeste 01, que interliga a Avenida dos Missionários, no Jardim Bosco até a Avenida Rio Verde, no Jardim Helvécia; e o Eixo Leste-Oeste 04, que dá acesso à Avenida Santana ao campus da Universidade Federal de Goiás.

“Serão 5 eixos estruturantes que vão interligar regiões da cidade, facilitando o acesso e a mobilidade. As obras estão avançando e, em breve, os moradores vão perceber as mudanças”, destaca o prefeito Vilmar. Os demais eixos estão sendo construídos simultaneamente e seguindo cronograma de obras.

A pavimentação asfáltica do Parque das Nações e Vila Oliveira e Rosa dos Ventos está quase concluída; o recapeamento do asfalto do Jardim Tiradentes já foi entregue e nos próximos dias será concluída revitalização da Avenida Flamingo, no Colina Azul. “O principal objetivo é manter a cidade nos trilhos do desenvolvimento, oferecendo melhor qualidade de vida para população, seja na saúde, na educação, com melhorias em infraestrutura e urbanização. Para isso, estávamos avançando em obras e, em breve, os moradores vão perceber o volume de investimentos”, afirma o prefeito.

WhatsApp Image 2022 12 06 at 15.38.06 1

EDUCAÇÃO – Na área da educação, a gestão do atual prefeito contemplou 40 unidades escolas municipais com novas cadeiras, mesas e outros utensílios, com o objetivo de melhorar o conforto e a qualidade do ensino-aprendizagem. Ao todo, foram adquiridos 11 mil conjuntos de mobiliário para uso dos estudantes e 300 mesas e cadeiras para professores. O gestor também entregou novos kits de uniformes para todos os 42 mil alunos das escolas municipais e centros municipais de Educação Infantil (CMEI’s).

Além disso, entregou para a população a reforma e ampliação do CMEI Similiana Lemes Viana, no Conjunto Estrela do Sul; e o CMEI Joaquim Gonçalves, no Setor Comendador Walmor, o mais novo Centro de Educação Infantil do município, preparado e equipado para receber cerca de 200 crianças em idades de creche e pré-escola.

Para valorizar os professores e cumprindo as negociações firmadas entre o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), a Prefeitura de Aparecida, na gestão do prefeito Vilmar Mariano, pagou o reajuste de 20% para os professores de diferentes níveis da carreira, sendo 10% retroativo à 1º de janeiro e 10% em maio.

“Estamos cumprindo o compromisso não só de investir na Educação, mas também de valorizar o trabalho do professor. E isso mostra que a nossa gestão fiscal e capacidade de pagamento é muito boa, temos satisfação condições de honrar com nossos compromissos”, afirma o prefeito Vilmar.

MAIS PRAÇAS – Em questão de urbanização, na administração Vilmar Mariano já foram entregues quatro novos espaços de lazer e esporte, sendo a Praça Liosmar Evaristo Mendanha (Léo Mendanha), no Jardim Olímpico; a Praça Poliesportiva José dos Passos Souza, no Conjunto Estrela do Sul; Praça Miguel Frutuoso, no Alto Paraíso; e Praça do Bairro Cardoso, em frente a Capela São Venceslau.

“Estamos urbanizando áreas públicos, fazendo novas praças, ampliando a oferta de espaços para o lazer, esporte e convivência dos moradores. Com isso, estamos resolvendo o problema do descarte irregular de lixo em áreas públicas e transformando a vida das pessoas”, destacou o prefeito.

SAÚDE – Na área da Saúde, foi concluída no Hospital Municipal de Aparecida (Hmap) Governador Iris Rezende Macho a instalação da ala coronariana. O espaço conta com equipamentos de última geração que ajudarão o hospital a realizar mensalmente mais de 500 cirurgias eletivas.

Foi nesta atual gestão do município que a saúde pública de Aparecida retomou a realização das cirurgias eletivas, após as fases mais agudas da pandemia, em que o atendimento priorizou pacientes de Covid-19. Além disso, o prefeito Vilmar destaca que o município continua intensificando o trabalho de vacinação contra Covid-19 e testagem da população, inclusive das crianças matriculadas nos Cmeis.

“Investir na saúde é o nosso dever. Cuidar das pessoas e dar dignidade para toda população, desde o bebezinho até a pessoa mais idosa. E é isso que estamos fazendo e vamos fazer mais. Vamos avançar na saúde básica e fazer melhor, com toda certeza”, destacou o prefeito.

EMPREGO E RENDA – Vilmar também reforça o compromisso de fomentar a atividade econômica, sobretudo o segmento empresarial da cidade. É o setor que mais emprega na cidade, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

“Tenho visitado algumas empresas buscando conhecer de perto as necessidades dos empresários. Eu ando muito por Aparecida e converso com as pessoas. Somos uma cidade que tem suas potencialidades, seus polos industriais, e vamos fazer muito mais. Quero trazer mais empresas pra cá, pra gente crescer, empregar bastante, movimentar a economia da cidade e fomentar o empreendedorismo. Toda semana Aparecida oferta centenas vagas de emprego e vamos continuar gerando oportunidades de emprego e renda no nosso município”, afirmou.

WhatsApp Image 2022 12 06 at 15.38.05

Vilmar garante que a prefeitura está fechando o ano de 2022 com as contas no azul. Neste final de ano, o município está injetando R$ 160 milhões na economia da cidade ao pagar três folhas de pagamento em 30 dias. A folha de novembro; o 13º salário, no dia 10 de dezembro; e a folha de dezembro, antes do Natal. “O pagamento dentro do mês trabalhado é fruto de boa gestão fiscal que temos tido deste a época do Maguito”, afirma.

Vilmar Mariano disse ainda que o município prospecta importantes obras e investimentos para 2023. “Vamos fazer mais asfalto, mais obras; vamos atrair mais empresas, fomentar o comércio, a industrialização; vamos buscar mais recursos para obras, formalizar parceiras com o governo do Estado, governo federal, e transformar ainda mais nossa cidade. Vamos concretizar fazer novas praças, revitalizar avenidas, construir novos Cmeis e melhorar a vida das pessoas”, conclui.