Torneio de futebol infantil reúne atletas de vários países em Aparecida

0
159

esporteQuem é apaixonado por futebol não pode deixar de entrar em campo e torcer pelas equipes infantis, no segundo Torneio Internacional de Futebol Infantil, Go Cup. Bandeiras de 112 equipes de todo o Brasil e 14 de outros países enfeitam os gramados do Complexo Esportivo FutArt, no setor Bela Morada, em Aparecida. Na manhã do terceiro dia de torneio (terça-feira, 31) o prefeito Maguito Vilela, que é um grande incentivador do esporte no município, foi torcer pelas equipes do Aparecidense, que representam a cidade no Mundial.

A abertura dos jogos foi realizada no último domingo, 29, mas o evento se estende até o dia 4 de abril. O movimento das crianças, pais e simpatizantes do futebol toma conta do Complexo Esportivo. Durante a parte da manhã, em que ocorre a maior parte dos jogos, chegam a acontecer até 18 jogos simultaneamente. Nathália Lacerda, mãe de João Pedro Lacerda veio torcer pelo filho, que joga pelo Goiás. “Esse tipo de competição acrescenta muito na carreira dele, principalmente porque é a primeira competição deste porte”, destacou.

O lateral Vitor Gabriel, de apenas 10 anos, já está craque no torneio. É a segunda vez que ele participa e garantiu: “vamos ganhar”, disse, animado e ofegante. O treinador de Vitor Gabriel, destacou o trabalho social desenvolvido pela equipe do Aparecidense/Jardim Tiradentes em parceria com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. “A secretaria possui 20 escolinhas sendo cinco em parceria com nosso projeto ‘Criança Feliz’ que vai além de alcançar resultados, mas de realizar o sonho dessas crianças”, conta Eliomar Eugênio Mozer Ribeiro, um dos técnicos do Aparecidense.

Aparecida participa com cinco equipes de alunos do projeto “Criança Feliz”, de 8 a 12 anos. Elas estão entre as 60 equipes goianas que participam do torneio, além de 11 delegações internacionais (Sporting Portugal, Benfica, Atlético Nacional, Caracas, Norte America, Estudientes, Aurora, Calgary West, AFA Angola, Colo Colo e Peñarol) e 55 de outros 12 estados brasileiros. Isso totaliza 126 delegações, 3,4 mil atletas de 8 a 12 aos e 3,6 mil maiores de 13 anos, divididos em três classes. Número bem maior que o registrado na primeira edição, em 2014, quando participaram 116 equipes e 1,6 atletas.

Com um espanhol afinado, o volante da equipe do Equador, Levi Valencia, de 11 anos, conta que 24 jogadores do Equador vieram representar o país no torneio. Indagado sobre a expectativa dos jogos Levi disse que está animado com os resultados de sua equipe. “Estamos ganhando de quatro a zero”, comemorou.

Segundo o organizador da Go Cup, Roberto Faria, a expectativa é que durante os sete dias de evento, 8 a 10 mil pessoas passem diariamente pelo Complexo Esportivo FutArt, entre competidores, familiares e acompanhantes. Ele lembrou que a realização do torneio em Aparecida foi possível graças à parceria com a administração municipal. “O município nos auxilia com todo o apoio logístico, apoio na área de segurança e isso sem dúvida facilita muito a escolha do município para a realização do evento”, frisou.

O Complexo Esportivo FutArt possui uma área ampla de 200 mil m², 27 campos de grama natural, área de recreação, praça de alimentação e completa infraestrutura de esporte e lazer com padrão internacional, conforto e mobilidade e segurança.

SecomAp