Aparecida de Goiânia, sexta-feira, 17 de setembro de 2021
Democracia X Arbítrio

STF confirma que Moro é "juiz ladrão" e inocenta o ex-presidente Lula

Redação
22 de abril de 2021

O Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria 7x2,, que não cabe rever a decisão da Segunda Turma que, por 3 a 2, considerou suspeito o juiz Sergio Moro.

Do site Viomundo, do jornalista Luiz Carlos Azenha

O presidente da Corte Luiz Fux tentou adiar a decisão para a quarta-feira da semana que vem, mas os ministros adiantaram seus votos para evitar que o STF ficasse sob pressão da Globo e dos militares.

Para evitar o voto de Rosa Weber, o ministro Marco Aurélio chegou a pedir vista do processo.

Porém, ela insistiu em votar.

Rosa juntou-se a Gilmar Mendes, Cármen Lúcia, Nunes Marques, Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli — todos para reconhecer a decisão tomada pela Segunda Turma.

O relator Edson Fachin e o ministro Luis Roberto Barroso votaram com a minoria.

Marco Aurélio pediu vista do processo. Luiz Fux disse que só votará depois de Marco Aurélio.

Uma das consequências da decisão de hoje é o reconhecimento do voto da Segunda Turma que determina a anulação de todas as provas do processo do triplex do Guarujá.

Também fica mantida a multa contra o ex-juiz Sergio Moro.

A defesa de Lula já pediu que a decisão da Segunda Turma seja estendida aos outros três processos, o do sítio de Atibaia e os do Instituto Lula.

Os quatro casos deverão ser reiniciados na Justiça Federal do Distrito Federal.

O do triplex, com a reabertura de inquérito policial.

Em seu discurso, Luís Roberto Barroso sugeriu que o STF estava acabando com a Operação Lava Jato e que a corrupção havia vencido no Brasil, como venceu na Itália.

Foi rebatido por Lewandowski, que afirmou que o combate à corrupção não pode ser feito com ilegalidades que ameaçam o estado democrático de direito e que a operação causou muito mais danos à economia brasileira do que recuperou dinheiro para a Petrobras.

DENÚNCIA DE IRREGULARIDADES?

envie um email para

[email protected]

2005 - 2021
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram