Aparecida de Goiânia, quarta-feira, 22 de setembro de 2021
Saúde

Socorristas de motoambulâncias ganham novos trajes de proteção em Aparecida

Redação
24 de julho de 2021

Os trajes foram adquiridos pela Secretaria de Saúde do município para garantir maior proteção aos socorristas durante o atendimento de ocorrências

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192 de Aparecida de Goiânia recebeu, na tarde desta sexta-feira, 23 de julho, 15 novos uniformes de segurança adquiridos pela Prefeitura para os socorristas que pilotam as motolâncias da cidade. Aparecida é a primeira cidade em Goiás a fazer uso dessa tecnologia, de trajes equipados com sistema de airbag acionável para proteger os profissionais em caso de queda ou colisão.

A entrega dos novos uniformes foi realizada na sede do Samu, no setor Veiga Jardim, onde houve também treinamento e demonstração do funcionamento das roupas. A Diretora Geral do SAMU 192, Danielly Silvestre Bitencourt e Castro, explica que as novas roupas têm jaquetas com sistema de proteção pneumático (Airbag) que funciona por meio de cilindro de ar comprimido e infla em caso de impacto durante colisões amenizando a queda do motociclista no solo. As jaquetas possuem um cabo espiral que deve ser conectado à motocicleta.

IPI DE SEGURANCA SAMU FOTO CLAUDIVINO ANTUNES 2
Os casacos inflam caso o socorrista sofra algum acidente - Fotos: Claudivino Antunes

“Quando ocorre uma tração, o gatilho do airbag é acionado num tempo abaixo de 200 milésimos de segundo. A vestimenta consiste num conjunto de jaqueta e calça antiabrasivos, resistentes a atritos, com protetores internos de bio-elastano que isolam a pele e preservam as partes vitais do motociclista, como a cervical, a coluna, o tórax e o cóccix”, informa Danielly Bitencourt.

O superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, informa que os novos uniformes, comprados da empresa Elto Industrial Confecção Ltda, nome fantasia Inflajack, de Cotia (SP), vão beneficiar a população “com atendimentos ágeis e seguros por garantir mais segurança às equipes que trafegam em alta velocidade dando uma melhor resposta às ocorrências com pacientes em vias públicas e residências. ”

IPI DE SEGURANCA SAMU FOTO CLAUDIVINO ANTUNES 8 1

As motolâncias

Em Aparecida de Goiânia, as motolâncias circulam pela cidade prestando socorro com atendimento pré-hospitalar. Os socorristas são 12 enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam em dupla, no período diurno, capacitados para pilotar motocicletas em alta velocidade para chegar mais rápido do que as tradicionais ambulâncias onde está a vítima, até mesmo em locais de difícil acesso. Diariamente, trabalham duas duplas em turnos, uma na base do Veiga Jardim e outra na do Buriti Sereno, na Região do Garavelo, onde há o maior número de acidentes graves na cidade.

DENÚNCIA DE IRREGULARIDADES?

envie um email para

[email protected]

2005 - 2021
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram