Sete bairros de São Sebastião mais próximo de ser regularizados

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

A Terracap transferiu para a Codhab a titularidade de 4.507 lotes. Iniciativa antecede a entrega de escrituras à população

A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap)concluiu a transferência de 4.507 lotes em São Sebastião — dos 7 mil terrenos nessa área — para a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab). O repasse da titularidade entre as empresas públicas é a etapa que antecede a entrega da documentação às famílias que já ocupam os lotes. Com isso, é possível a instalação de infraestrutura adequada e de equipamentos públicos, como escolas, creches e delegacias de polícia. O processo inclui os Bairros Bora Manso, Bonsucesso, Centro, Morro Azul, Residencial Oeste, São Bartolomeu e Tradicional.

A regularização dos sete bairros em questão começou em 2009 e é o primeiro e o maior de quatro projetos urbanísticos a serem feitos em São Sebastião. “[A atual etapa] significa que conseguimos o registro sem impugnação [questionamentos na Justiça por parte de particulares]”, explica o diretor de Regularização de Interesse Social da Codhab, Júnio Cesar Ferreira. “Uma vez registrado o lote, a Terracap doa-o para o governo de Brasília, por meio da Codhab, que, por sua vez, distribui as escrituras”, detalha Ferreira.

Dos 4.507 lotes doados, 500 já tiveram as escrituras emitidas. A expectativa é que, até dezembro, outros 2.493 lotes sejam transferidos da Terracap para a Codhab, e as escrituras, emitidas. Assim, cerca de 30 mil pessoas devem ser beneficiadas pela medida. A regularização fundiária é um dos pilares do programa Habita Brasília, do governo do DF.

O processo de transferência começou há um ano. “Só conseguimos concluir agora, porque a Secretaria de Fazenda faz a atualização, uma a uma, das inscrições dos imóveis. Eles verificam o CEP, a inscrição do IPTU [Imposto Predial e Territorial Urbano], o registro na Caesb [Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal]. É um processo demorado mesmo”, justifica o diretor de Regularização de Interesse Social da Codhab.

O repasse da titularidade não prevê contrapartidas por parte da Codhab em relação à Terracap. Como a companhia é a responsável pela execução da política habitacional para as áreas de relevante interesse social, a transferência é prevista em lei. No entanto, a Codhab vai colaborar com a elaboração dos projetos executivos dos equipamentos públicos nos bairros.

EDIÇÃO: PAULA OLIVEIRA da Agencia Brasilia
Denuncias e Informações? Chat via WhatsApp