Bem-vindo(a) à Aparecida de Goiânia
Educação

Secretaria de Educação tira dúvidas sobre matrículas para ensino fundamental

Redação
10 de dezembro de 2021

O período de inscrição para os interessados em vagas na Rede Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia começou no dia 6 de dezembro para matrículas no Ensino Fundamental I e II, que compreende séries de 1º ao 9º ano. No caso da Educação Infantil, que atende crianças de seis meses a cinco anos de idade, as inscrições estarão disponíveis somente no dia 13 de dezembro.

1 – Quais serão os canais para realização das inscrições de matrícula?

Os canais são o site da Prefeitura www.aparecida.go.gov.br e o aplicativo Matrícula Aparecida, que pode ser baixado gratuitamente na loja Play Store.

2 – No caso das pessoas que não possuem condições de acesso à internet, como proceder?

Em casos assim, os pais ou responsáveis pela criança poderão procurar a unidade escolar mais próxima para efetuar sua inscrição. As escolas estarão disponíveis para realizar o atendimento das 08h às 17h.

3 – Quais dados são necessários no ato de inscrição?

Os dados solicitados são o endereço com o número do CEP e, no caso dos beneficiários do Programa Bolsa Família, é necessário informar o número de inscrição no programa.

4 – A escolha da escola para a criança é feita pelo sistema?

Com a indicação do CEP no ato da inscrição, o sistema seleciona automaticamente as unidades educacionais da região que possuem vagas para a série escolhida. O interessado só precisará marcar a opção de sua preferência.

5 –  Depois de efetuada a inscrição, a criança já estará matriculada?

Não. É necessário que a pessoa interessada compareça à unidade escolar dentro do prazo estabelecido e apresente a seguinte documentação: certidão de nascimento; CPF da criança (caso possua); cartão de vacina e do SUS; documento de identidade do responsável; comprovante de endereço atualizado; e, caso tenha informado ser beneficiário do Programa Bolsa Família do Governo Federal, deverá apresentar também o cartão do programa e o extrato bancário dos últimos dois meses do recebimento do benefício.

6 – Com que idade a criança pode ser matriculada na Educação Infantil?

A Educação Infantil, que é atendida nos CMEIs, está dividida em cinco Agrupamentos para atender as idades de seis meses a cinco anos e a matrícula do aluno é realizada de acordo com a data de nascimento da criança.

Agrupamento I: 01/04/2020 a 15/06/2021

Agrupamento II: 01/04/2019 a 31/03/2020

Agrupamento III: 01/04/2018 a 31/03/2019

Agrupamento IV: 01/04/2017 a 31/03/2018

Agrupamento V: 01/04/2016 a 31/03/2017

7 – Com que idade a criança pode ser matriculada no 1º ano do Ensino Fundamental?

Para matricular no 1º  ano do Ensino Fundamental, a criança precisa ter 6 anos completos ou completar a idade de 6 anos  até  31/03/2022. Em casos excepcionais, a criança poderá ser matriculada com idade inferior, desde que comprove dois anos de frequência na Educação Infantil, nos Agrupamentos IV e V, que correspondem à pré-escola. 

8 – No caso de dúvida em relação a matrículas, o que deverá ser feito?

Para buscar maiores informações os pais ou responsáveis devem entrar em contato com a Central de Matrículas da Secretaria Municipal de Educação, pelo telefone 3545-5949.

DENÚNCIA DE IRREGULARIDADES?

envie um email para

[email protected]

2005 - 2022
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram