Saúde promove atividades do Novembro Azul em parques e terminais de Goiânia

0
326

Campanha tem como objetivo alertar e conscientizar a população sobre a prevenção contra o câncer de próstata e da saúde do homem

Com o início do mês de novembro, chega a época de sensibilizar e informar sobre a prevenção do câncer de próstata e a saúde do homem. É a campanha internacionalmente conhecida como o Novembro Azul. Dentro deste movimento, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) preparou a várias ações durante todo o mês, com o tema “um toque pela vida”.

As atividades começaram dia 02 de novembro, com uma ação em parceria com o Vila Nova Futebol Clube, no intervalo do jogo entre o Vila e o Brasil de Pelotas, do Rio Grande do Sul, pela semi-final da Série C do Campeonato Brasileiro. Uma faixa foi exibida no campo do estádio Serra Dourada para conscientizar sobre a campanha e sobre o fato de que o diagnóstico precoce do câncer de próstata pode salvar vidas. A ação vai se repetir na final do Campeonato, no dia 21 de novembro.

A programação se estende até o final de novembro com conscientização do público masculino nas unidades de saúde e em ações nos parques Flamboyant e Vaca Brava, no Terminal Bandeiras e no Paço Municipal, nos dias 6, 13, 20 e 27, respectivamente. Nos eventos o público vai receber informações sobre prevenção às doenças e ao câncer de próstata, além de participar de sorteios e “aulões” de atividade física. Haverá ainda distribuição limitada de vale-exames para o teste PSA, que pode indicar o câncer de próstata, e aferição de pressão dos participantes.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o tipo que mais ocorre em homens no Brasil. Somente no ano de 2014 foram estimados, em média, 69 mil casos da doença. Além disso, é muito importante que se tenha atenção a saúde do homem, visto que grande parte da população masculina não costuma ir ao médico por iniciativa própria.

As ações do “Novembro Azul – um toque pela vida” são realizadas pela Assessoria de Comunicação em Saúde e o departamento Ciclos de Vida, em parceria com a RMTC Goiania, Farmácias Pague Menos, IPOG, Laboratório Padrão, Léo Ar, FIEG-SESI, Gráfica em5, DelValle.bo – Industrias Del Valle SRL, Don Barbearia, Impacto Locações e Hard Corps Academia.

Serviço
Ações – Novembro Azul
6 de novembro – Parque Flamboyant – das 15h às 17h.
13 de novembro – Terminal Bandeiras– das 15h às 17h.
20 de novembro – Parque Vaca Brava – das 15h às 17h.
27 de novembro – Prefeitura de Goiânia – das 09h às 17h.