Aparecida de Goiânia, segunda-feira, 25 de outubro de 2021
Prevenção

Saúde pede que população mantenha cuidados contra a covid-19

Marcus Vinicius
23 de julho de 2021

A suspensão do escalonamento regional, medida que contribuiu para o controle da pandemia em Aparecida de Goiânia, foi possível, dentre outros fatores, graças à queda da ocupação de leitos de UTI, à desaceleração de casos positivos da doença e ao avanço na vacinação.

Até o dia 12 de julho, data da suspensão, havia imunizado mais de 45% da população adulta local com pelo menos uma dose e mais de 17% com a imunização completa. Todavia, mesmo com o cenário positivo, a Prefeitura alerta a sociedade para manter as medidas preventivas porque a pandemia continua, os riscos persistem, e, caso seja necessário, o escalonamento pode ser retomado.

“Mesmo com a suspensão do escalonamento, que foi muito bem-sucedido, a legislação em vigor no município determina que a população e os estabelecimentos comerciais mantenham as medidas sanitárias de prevenção. Elas continuam obrigatórias e sendo fiscalizadas pelos órgãos competentes. O comércio voltou a funcionar todos os dias da semana, mas é indispensável exigir o uso de máscaras tapando o nariz e a boca, ofertar álcool gel, ventilar os ambientes, medir a temperatura das pessoas e controlar a lotação para evitar aglomerações”, acentua o prefeito Gustavo Mendanha.

Para reforçar a importância da manutenção das medidas de prevenção, o secretário de Saúde de Aparecida e presidente do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento à covid-19 do município, Alessandro Magalhães, lembra que a portaria de suspensão do escalonamento prevê que o mesmo pode ser retomado se Aparecida voltar a registrar índices elevados de ocupação de leitos de UTI, variações na média móvel de casos e avanço na velocidade de transmissão do novo coronavírus.

0“Desde o início da pandemia, no primeiro trimestre de 2020, adotamos um monitoramento permanente do cenário em Aparecida com critérios científicos para determinar as medidas a serem adotadas e as restrições e flexibilizações. Não descuidamos disso um dia sequer e se surgirem indícios de agravamento do cenário estamos prontos e organizados para retomarmos o escalonamento ou quaisquer outras iniciativas para proteger a população”, frisa, categoricamente, o secretário de Saúde.

Os principais critérios a serem observados para uma retomada do escalonamento, segundo a SMS, são, dentre outros: Taxa de ocupação de leitos de UTI acima de 70% por três dias consecutivos; Média móvel de casos ativos subindo mais do que 15% e taxa de ocupação de leitos de UTI (COVID) acima de 80%.

“O cenário positivo, porém ainda de alerta no qual estamos, é fruto de uma série de decisões com embasamento técnico e do trabalho intenso da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com apoio irrestrito da Prefeitura e das demais pastas. Além disso, tivemos a adesão do povo de Aparecida e atingimos uma média de 50% de isolamento social com o escalonamento”, acrescentou o secretário de Saúde de Aparecida.

O gestor ressalta que a população precisa continuar usando máscara, lavar as mãos com água e sabão constantemente quando possível ou usar álcool em gel. “Além disso, precisamos que todos se vacinem contra a covid-19. Hoje Aparecida está vacinando a faixa etária acima de 32 anos com a 1ª dose. Estamos tendo um bom avanço, mas para a pandemia ser controlada precisamos atingir 100% da população adulta vacinada. Então, se chegou a sua vez de tomar a primeira dose ou de completar o esquema vacinal com a segunda dose, não perca tempo e procure os postos de vacinação”, conclama Alessandro Magalhães.

De acordo com dados do Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19, a suspensão do isolamento social intermitente por escalonamento regional foi adotada pela cidade estar no cenário verde, o que significa risco baixo de transmissão da doença segundo indicadores científicos que apontaram a desaceleração dos casos. Para tanto, o escalonamento teve adesão de mais de 95% dos comerciantes, o que também manteve a economia local ativa e preservou milhares de empregos.

Regras que salvam vidas

Para evitar esses riscos, no âmbito comercial, por exemplo, distribuidoras de bebidas podem funcionar até as 22h e bares e restaurantes até a meia-noite com no máximo seis pessoas em cada mesa, sem pista de dança, e, se houver show ao vivo, com até dois músicos. Além da obrigatoriedade legal de manutenção das medidas preventivas, as festas privadas são permitidas apenas em locais registrados como salões de eventos e similares com lotação máxima de até 30% da capacidade, limitando-se a 100 pessoas e sem pista de dança. Já eventos com cobrança de ingressos continuam proibidos. Denúncias de descumprimento das regras podem ser feitas pelos números 3545-5992 (Whatsapp), 3238-7243 e 153.

“A fiscalização está nas ruas constantemente para fazer cumprir as regras”, afirma o secretário executivo do Gabinete de Segurança Institucional, Davi Lorero, responsável pela força-tarefa de fiscalização de Aparecida

O cenário atual

Além do isolamento social, do aprimoramento dos serviços de Saúde e da ampliação dos leitos hospitalares, a Prefeitura investe pesadamente na testagem ampla, no diagnóstico precoce e no monitoramento dos pacientes com exames e oxímetros. De acordo com a SMS, até as 17 horas desta quarta-feira, 21 de julho de 2021, o município realizou 333.799 testes de diagnóstico de Covid-19. Os exames são do tipo RT-PCR, que é considerado o padrão ouro para esse diagnóstico.

A cidade possui 823 casos ativos da doença que estão hospitalizados ou sendo monitorados pela equipe de Telemedicina. A taxa de ocupação de leitos de UTI está em 68% e de enfermarias em 69%. No painel eletrônico atualizado diariamente (aparecida.go.gov.br/covid-19/) é possível verificar a evolução do quadro epidemiológico com dados como o nível de risco do município, a pandemia em cada bairro da cidade e um mapa de calor que mostra as regiões com mais casos.

DENÚNCIA DE IRREGULARIDADES?

envie um email para

[email protected]

2005 - 2021
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram