Bem-vindo(a) à Aparecida de Goiânia
Saúde

Saúde de Aparecida realiza ação Integrada de combate ao Aedes Aegypti no Jardim Tiradentes nesta segunda, 20

Redação
20 de dezembro de 2021

Como forma de prevenir a proliferação de larvas do mosquito transmissor da dengue, chikungna e Zika no município, a Prefeitura de Aparecida, por meio da secretaria de Saúde, realiza a partir desta segunda-feira, 20, mais uma Ação Integrada de Combate ao Aedes Aegypti.

A força-tarefa terá início às 8h, com ponto de concentração no Ginásio do Jardim Tiradentes que fica na Avenida V-8 e seguirá até quinta-feira, dia 23. Ao todo, 60 profissionais da SMS atuarão nestes três dias visitando casas e coletando pneus.

“Não podemos dar chance do mosquito se proliferar para que não tenhamos um aumento grave dos casos como em anos anteriores. Por isso, com a intensificação do período chuvoso temos tomado medidas preventivas e também realizado ações pontuais para conter a transmissão das doenças pelo Aedes. E neste trabalho da SMS, a participação da população é essencial. Por isso, receba bem nossos agentes, o trabalho deles salva vidas. Faça sua tarefa de casa e não dê abrigo ao mosquito da dengue durante o período de chuvas”, destaca o prefeito Gustavo Mendanha.

O coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental da SMS, Iron Pereira, explica que a ação consistirá em visitas domiciliares, atividades educativas e coleta de pneus em borracharias, em praças, avenidas e terrenos baldios. “O Jardim Tiradentes é um dos bairros com maior número de casos até o moemento na cidade, por isso contamos com o apoio da população em mais uma batalha contra o Aedes”, pontuou. Ele informa que as equipes pretendem visitar cerca de 3.346 imóveis entre residências, lotes não edificados e comércios.

As equipes de saúde orientarão os moradores sobre como combater a proliferação do mosquito, que põe seus ovos em recipientes como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água da chuva. Durante as visitas domiciliares, os agentes também fiscalizarão os quintais em busca de possíveis criadouros do mosquito.

“As caixas d’ água devem estar sempre tampadas. O melhor remédio para combater o mosquito é a prevenção. Com no máximo dez minutos por semana é possível fiscalizarmos o quintal e eliminar todo tipo de material que possa acumular água e servir de hospedeiro para as larvas” – completa Iron.

Dados

De acordo com dados da SMS, Aparecida acumula 7.629 casos de dengue em 2021. O Jardim Tiradentes é atualmente o terceiro bairro com mais casos notificados, totalizando 253. Os primeiros são Colina Azul e Buriti Sereno com 389 e 330.

DENÚNCIA DE IRREGULARIDADES?

envie um email para

[email protected]

2005 - 2022
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram