Santa Maria recebe a 12ª edição do “GDF Junto de Você”

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

stmariaA 12ª edição do “GDF Junto de Você” acontecerá em Santa Maria, a partir desta sexta-feira (22). O evento tem o objetivo de facilitar o acesso da população aos serviços públicos. Até o próximo domingo (24), todas as secretarias e empresas do GDF atenderão os moradores da região.

Nos últimos anos, a cidade recebeu melhorias para aumentar a qualidade de vida dos seus mais de 122 mil habitantes. Além de construir quatro creches, que estão em fase de conclusão, o GDF reformou o Centro de Educação Infantil 203 e a Escola Classe 203. Os espaços ganharam laboratório de informática, duas quadras cobertas, refeitório, salas de vídeo e leitura, e parquinho. As obras custaram R$ 7,9 milhões.

Santa Maria também ganhou um novo quartel do Corpo de Bombeiros, obras do “Asfalto Novo”, Pontos de Encontro Comunitários (PEC’s), uma Unidade de Internação Sócio Educacional (CASE) e a cobertura de cinco quadras poliesportivas de escolas da cidade.

Os moradores serão beneficiados, ainda, com o Expresso DF Sul, que está sendo finalizado e entrará em operação em breve nessa região. A nova forma de transporte público do DF, que já é utilizado pela população do Gama em fase experimental, ligará Santa Maria ao Plano Piloto. O percurso, com corredores exclusivos, será 50 minutos mais rápido que o coletivo tradicional. O Expresso DF Sul será utilizado por 272 mil pessoas do Gama, Santa Maria e Park Way. O investimento total será de R$ 648 milhões, incluindo recursos do governo federal.

INFRAESTRUTURA – Segundo a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) 2013, da Codeplan, mais de 73% da população do Paranoá possui residência própria. O abastecimento de água pela rede geral abrange quase a totalidade dos domicílios urbanos (97,65%), e o esgotamento sanitário atende 91,5% dos moradores. Além disso, 99,85% das residências têm energia elétrica e cerca de 98% delas utilizam serviços de coleta de lixo.

[saiba_mais]

O acesso a ruas asfaltadas, com calçadas, meios-fios, iluminação pública e rede de água pluvial beneficia de 84% a 94% dos domicílios.

HISTÓRICO – Santa Maria, que fazia parte da área rural do Gama, foi constituída cidade em 1992. O local é rodeado pelos ribeirões Alagado e Santa Maria, que deu origem ao nome da cidade. A região é composta por áreas urbana, rural e militar.

GDF

Notícia postada em  

  • 6 de junho de 2014
  • Da Redação