Salada muito além de alface e tomate

0
86

Para quem acha que “a salada nossa de todo dia” é alface e tomate e está muito bom, é hora de rever os conceitos. Salada boa precisa de textura, cor e muito sabor. Por isso, a nossa saladinha pode, e deve, ser muito mais do que a dupla verde e vermelho.

A salada não precisa ser muito elaborada, e usar folhas não é “obrigatório”. Você pode fazer uma excelente salada sem folhas. Mas para começar a fugir do básico, siga essas dicas que já vão lhe inspirar:

– Seja quais forem os ingredientes da sua salada, ela ficará melhor se eles forem frescos. Dê preferência a orgânicos. Procure usar os vegetais da estação, que são sempre mais frescos e baratos. Também dê preferência a produtos regionais.

– Monte a salada seguindo o tripé: sabor, cor e textura.

– Quando a salada tiver folhas, estas devem sempre ser a base. Ou seja: devem ficar embaixo.

– O sabor é o que dá o tom à salada, e pode ser picante, azedo, agridoce, salgado. Todos os ingredientes dão o sabor à salada, mas você também pode dar esse sabor com um molho especial, como mostarda e mel ou um molho com gengibre. Evite (a todo custo!) molhos prontos. Um simples molho de limão e azeite feito por você fica muito melhor do que qualquer molho processado.

– Dê cor à sua salada com frutas e até flores. Isso também ajuda no tom ou sabor da salada.

– A textura é aquele “croc” da salada, e você consegue com amêndoas laminadas, castanhas, chips de vegetais e sementes, por exemplo.

E para começar já a colocar essas dicas em prática, que tal experimentar esse molho?

Receita de Molho de Mostarda com Laranja

Ingredientes:
2 colheres de sopa de mostarda Dijon
Suco de ½ laranja
2 colheres de sopa de azeite

Modo de preparo:
Misturar até ficar homogêneo e servir

Beijos,
Carol

* Carol Morais é nutricionista e autora do livro Projeto Verão Pra Vida Toda. É personal diet, especialista em fitoterapia e nutrição desportiva. Estudou culinária na escola Recipease, de Jamie Oliver, em Brighton, Inglaterra, e no Natural Institute Gourmet, em Nova Iorque. Site: www.falecomanutricionista.com.br