Sábado é Dia D de vacinação em Aparecida

Imunização está disponível em 16 postos para todos os grupos prioritários da campanha e profissionais alertam para a importância da proteção vacinal

Da Redação
28/05/2022 - 08:48
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Linkedin
  • Compartilhe no Telegram
  • Compartilhe no WhatsApp

Sábado é Dia D de vacinação em Aparecida

Imunização está disponível em 16 postos para todos os grupos prioritários da campanha e profissionais alertam para a importância da proteção vacinal

A Prefeitura de Aparecida realiza neste sábado, 28 de maio, o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza (Gripe) e o Sarampo. Ao todo, 16 postos oferecem os dois imunizantes, das 8 às 17h, para todos os grupos prioritários da Campanha.

O público autorizado para a vacinação contra a influenza, segundo o Ministério da Saúde (MS), abrange os idosos, trabalhadores da saúde, crianças a partir de 6 meses e menores de 5 anos de idade, gestantes e puérperas, professores das redes de ensino pública e privada, pessoas com deficiência permanente e pessoas com comorbidades.

O imunizante contra a gripe também está disponível para povos indígenas, profissionais das forças de segurança e salvamento e forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários e funcionários do sistema prisional.

Já a vacinação contra o sarampo é destinada aos trabalhadores da saúde e às crianças com idade entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias. Esses grupos podem receber os dois imunizantes no mesmo dia, já que não há intervalo exigido entre a aplicação da vacina contra a influenza e o sarampo.

Vacinação segura, gratuita e indispensável

“Já estamos na reta final da Campanha, com foco nos grupos prioritários, e esse Dia D é mais uma oportunidade para mobilizar a população. Hoje, sábado, nossos profissionais estão empenhados em vacinar o maior número de pessoas. Já aplicamos mais de 73 mil doses de vacinas contra a gripe e o sarampo, mas ainda precisamos aumentar, e muito, essa proteção. Por isso, é fundamental que os grupos contemplados pela Campanha vacinem-se o quanto antes, é seguro, gratuito e indispensável”, enfatiza a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.

A gestora informa ainda que as vacinas contra a Influenza e o Sarampo podem ser recebidas com quaisquer outras do calendário de rotina, não existindo nenhuma contraindicação. “Quem for se vacinar deve levar os documentos pessoais e o cartão de vacinação”, lembra.

Foto: Enio Medeiros

Proteção para a cidade

Érika Poliana, mãe dos pequeninos Mateus e Larissa, de 4 anos e 1 ano e 7 meses, respectivamente, levou os dois para receber a imunização contra a influenza e o sarampo na manhã deste sábado na UBS Colina Azul. Em
instantes, o susto e o choro por causa da vacina deu lugar aos risos das crianças e ao alívio da mãe, com a sensação do dever cumprido.

“Todos devem vacinar seus filhos com as vacinas disponíveis e na hora certa. Conheço gente que não leva as crianças, não acredita na vacinação, e isso é um perigo. Quanto mais vacinados, menos gente sofre e as doenças podem desaparecer no futuro. Levem seus filhos e quem pode vacinar que aproveite a chance também. É melhor pra cidade inteira, pra todo mundo”, afirma Érika Poliana.

A enfermeira Alessandra Silva Andrade, da equipe da UBS Colina, elogia o exemplo de Érika e reforça: “Convido a todos dos grupos da vacinação contra sarampo e influenza para se imunizarem ainda hoje ou o mais rápido possível. Percebemos que a adesão ainda está baixa, muitos não comparecem, e está em tempo de se conscientizarem e buscarem as vacinas, que são a melhor proteção que existe. Venham cuidar de vocês, da sua família, da nossa cidade! Com Saúde não se brinca.”

Postos do Dia D

Neste sábado, as salas de vacinação de 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) funcionarão das 8 às 17h, bem como a sala da Maternidade Marlene Teixeira, exclusivamente para a aplicação de vacinas contra a gripe e o sarampo. Já a Central de Imunização funcionará das 8 às 18h, com esses e todos os demais imunizantes do calendário nacional. Confira os postos:

UBS Andrade Reis
UBS Colina Azul
UBS Jd. Florença
UBS Veiga Jardim
UBS Cruzeiro do Sul
UBS Bairro Cardoso
UBS Delfiore
UBS Madre Germana
UBS Bandeirantes
UBS Garavelo Park
UBS Anhembi
UBS Jardim Olímpico
UBS Retiro do Bosque
UBS Cândido de Queiroz
Maternidade Marlene Teixeira
Central de Imunização