Rio transborda e centro histórico de Pirenópolis (GO) fica embaixo d’água

0
365

O centro histórico de Pirenópolis (GO) amanheceu debaixo d’água. As fortes chuvas que caíram sobre a centenária cidade na madrugada desta quarta-feira (27/1) provocaram o transbordamento do Rio da Almas, que corta a parte mais antiga da localidade, distante 140km de Brasília. Ao menos um casarão veio ao chão.

Neste momento, equipes do Corpo de Bombeiros resgatam moradores ilhados em residências. Uma idosa teve o carro arrastado pela correnteza e precisou de socorro, pois estava ao volante. O muro de uma loja caiu, mas ninguém ficou ferido. Parte de uma ponte de madeira foi arrastada.
Há cerca de 240 imóveis centenários em Pirenópolis, todos preservados, no centro histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1988. Outros 250 imóveis também fazem o visitante ter a sensação de voltar no tempo ao andar pelas ruas de pedra do município. Mesmo construídos recentemente, os casarões de fachadas em cor branca, janelões coloridos e grandes portas de madeira têm as mesmas características do ciclo do ouro e dos tempos dos engenhos de cana-de-açúcar.
CorreioBraziliense