Renan adia para terça-feira definição da Mesa Diretora e comissões do Senado

renanApós ter sido eleito presidente do Senado para o biênio 2015-2016, Renan Calheiros (PMDB-AL) adiou para a próxima terça-feira (3) a definição dos nomes que vão compor a Mesa Diretora da Casa. Além do presidente do Senado, a Mesa Diretora é composta por outros seis cargos: duas vice-presidências e quatro secretarias. Também serão definidos os nomes dos quatro suplentes das secretarias.

Hoje (2), pela manhã, Renan Calheiros deve se reunir com os líderes partidários para tentar compor a Mesa Diretora e as presidências e vice-presidências das comissões. O  presidente do Senado conversou com parlamentares a quem disse que a tendência é Jorge Viana (PT-AC) ocupar a 1ª vice-presidência da Casa e Romero Jucá (PMDB-RR), a 2ª vice-presidência.

A escolha pela composição das comissões segue o mesmo critério da indicação para presidente do Senado. Os partidos de maior bancada escolhem primeiro. As comissões consideradas mais importantes são a de Constituição e Justiça (CCJ) e a de Assuntos Econômicos (CAE). Na legislatura passada, o PMDB comandou a CCJ e o PT, a CAE.

Em seu discurso de posse, Renan disse que “há muito a fazer”. Segundo ele, outros temas são cobrados aos parlamentares. “Refiro-me à reforma política, pela qual me empenharei evitando ações extremistas de todos os lados”. Ele defendeu que a Casa desenvolva “uma agenda econômica que permita ao Brasil crescer sem perder as conquistas sociais obtidas”, visando a assegurar novas conquistas.

O senador informou que se reunirá com o presidente da Câmara para “afinar uma agenda comum que acelere a agenda legislativa” e pedir que as matérias aprovadas pelo Senado, nos últimos anos, sejam votadas. Amanhã (2), pela manhã, Renan Calheiros deve se reunir com os líderes partidários para tentar compor a Mesa Diretora e as presidências e vice-presidências das comissões.

ABr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detected

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios