A relação entre hábitos alimentares e consumo de drogas

drogasEmbora aparentem abrangência e esforço com investimentos significativos em abordagens multidisciplinares sobre as drogas ilegais, o insucesso e a frustração de pessoas bem intencionadas mundialmente decorre de não remover a causa da ansiedade e da compulsão localizada nos hábitos alimentares dos dependentes.

Eles consomem exclusivamente produtos ricos em alcalóides causadores de dependência, criadores de ambiente celular ácido por fermentações, o qual pede e aceita as drogas porque o consumo diário de sacarina, cafeína, guaranina, teobromina, presentes no açúcar branco, nos refrigerantes, no café e no chocolate, possuem afinidade química com as drogas legais e ilegais.

E mesmo quando estes dependentes ingerem o que pode ser considerado alimento, costuma haver carência absoluta de fibras e de nutrientes; as proteínas são de 2ª qualidade biológica; as gorduras são saturadas e trans.

Se os dependentes forem bem orientados e ajudados pedagogicamente na obtenção de hábitos sadios q sejam prazerosos, práticos, econômicos, simples e fáceis, nos quais sejam valorizados a combinação dos ingredientes, o balanceamento dos grupos alimentares, o teor adequado de fibras, gordura e açúcar, a ausência de lactose e de colesterol, eles serão naturalmente nutridos e desintoxicados havendo nesta soma de providências saudáveis a criação de ambiente orgânico para rejeitar quaisquer drogas pq seu planejamento biológico foi bem atendido.

Nossa experiência com a troca de hábitos alimentares nocivos tem provocado abandono espontâneo de substâncias legais e ilegais, até mesmo sem a sua abordagem pq desconhecíamos a dependência.

Porém, estes casos chamam a nossa atenção pela facilidade e rapidez do abandono, sem síndromes de abstinência e recaídas.

Biólogo, Mestre em Nutrição Biomolecular, Mestre em Qualidade de Vida, presidente da SOCIEDADE BRASILEIRA DE NUTRIÇÃO & QUALIDADE DE VIDA.

GGN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detected

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios