Reforma administrativa: mudança no secretariado emprega nova dinâmica à administração

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

Ao final da cerimônia de posse do prefeito Gustavo Mendanha e dos vereadores de Aparecida de Goiânia, houve o anúncio da nova equipe de secretários da atual gestão. A lista revela o novo tom da administração sob o comando do novo prefeito: economia, transparência e dinamismo. Neste sentido, houve a fusão de algumas secretarias (Educação e Cultura) e a extinção de outras (Comunicação e Habitação).

Alguns secretários do time de Maguito Vilela seguem na atual gestão, como por exemplo, Afonso Boaventura, que ocupava o posto de secretário de Planejamento e que agora assume a chefia da Casa Civil. Rodrigo Caldas, que esteve à frente da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, será o novo secretário de Educação e Cultura. André Luis Ferreira da Rosa, antigo secretário de Controle Interno, assume a Secretaria da Fazenda.

A secretária de Projetos e Captação de Recursos, Valéria Pettsersen, segue ocupando o mesmo posto sob a nova administração, assim como os secretários de Esportes, Lazer e Juventude, Gefferson Aragão de Melo; de Trabalho, Emprego e Renda, Adriano Montovani; de Administração, Jório Coelho Rios; e de Infraestrutura, Mário José Vilela.

A novidade fica por conta da criação das secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação, que se desmembra da antiga Secretaria de Indústria e Comércio; das secretarias de Articulação Política; Desenvolvimento Econômico – tendo à frente o ex-vice-prefeito, Ozair José – e de Transparência, antiga Secretaria de Controle Interno.

O novo procurador geral do município é Fábio Camargo Ferreira, antigo secretário de Meio Ambiente do governo Maguito Vilela. Já o Instituto de Previdência de Aparecida (Aparecida Prev), agora será chefiado por Tarcísio Francisco dos Santos, antigo procurador geral. A lista anunciada pelo prefeito Gustavo Mendanha diz respeito apenas aos cargos de primeiro escalão. Superintendências, diretorias e demais cargos de segundo e terceiro escalão deverão ser anunciados ao longo da primeira semana da nova gestão.

Entre as mudanças anunciadas está o fim das secretarias de Comunicação e de Habitação, que passarão a ser superintendências, provavelmente ligadas à Secretaria de Governo. Apesar da austeridade adotada pelo prefeito que pode ser percebida tanto na extinção quanto na junção de pastas; a criação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação demonstra um novo foco voltado ao incentivo à produtividade.

Cleomar Rocha chega para assumir a pasta. O novo secretário – que advém dos quadros da Universidade Federal de Goiás (UFG) – é pós-doutor em Estudos Culturais pela UFRJ; pós-doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP; doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA e mestre em Arte e Tecnologia da Imagem pela UnB. Um de seus trabalhos de destaque na IUFG era a coordenação do Laboratório de Investigação em Mídias Eletrônicas (LIME) e do Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Interativas da universidade.

Lista de secretários

Chefe da Casa Civil – Afonso Boaventura

Secretaria da Fazenda – André Luis Ferreira da Rosa

Secretaria de Administração – Jório Coelho Rios

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Cleomar Rocha

Secretaria de Transparência, Fiscalização e Controle – Einstein Paniago

Procuradoria Geral do Município – Fábio Camargo Ferreira

Secretaria de Articulação Política – Ricardo Roberto Teixeira

Secretaria de Governo – Vetter Martins

Secretaria de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos – Valéria Pettersen

Secretaria de Saúde – Luiz Edgar Tollini

Secretaria de Educação e Cultura – Rodrigo Gonzaga Caldas

Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude – Gefferson Aragão de Melo

Secretaria de Assistência Social – Mayara Mendanha

Secretaria de Infraestrutura – Mário José Vilela

Secretaria de Regularização Urbana – Coronel Raúl Coutinho Neto

Secretaria de Desenvolvimento Urbano – Max Menezes

Secretaria de Meio Ambiente – Ezízio Alves Barbosa

Secretaria de Mobilidade e Defesa Social – Coronel Eder Fernandes

Secretaria de Trabalho – Adriano Montovani

Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Ozair José da Silva

Instituto de Previdência de Aparecida – Tarcísio Francisco dos Santos

Notícia postada em  

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e nosso Termos de Uso, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.