Reforma administrativa: mudança no secretariado emprega nova dinâmica à administração

0
416

Ao final da cerimônia de posse do prefeito Gustavo Mendanha e dos vereadores de Aparecida de Goiânia, houve o anúncio da nova equipe de secretários da atual gestão. A lista revela o novo tom da administração sob o comando do novo prefeito: economia, transparência e dinamismo. Neste sentido, houve a fusão de algumas secretarias (Educação e Cultura) e a extinção de outras (Comunicação e Habitação).

Alguns secretários do time de Maguito Vilela seguem na atual gestão, como por exemplo, Afonso Boaventura, que ocupava o posto de secretário de Planejamento e que agora assume a chefia da Casa Civil. Rodrigo Caldas, que esteve à frente da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, será o novo secretário de Educação e Cultura. André Luis Ferreira da Rosa, antigo secretário de Controle Interno, assume a Secretaria da Fazenda.

A secretária de Projetos e Captação de Recursos, Valéria Pettsersen, segue ocupando o mesmo posto sob a nova administração, assim como os secretários de Esportes, Lazer e Juventude, Gefferson Aragão de Melo; de Trabalho, Emprego e Renda, Adriano Montovani; de Administração, Jório Coelho Rios; e de Infraestrutura, Mário José Vilela.

A novidade fica por conta da criação das secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação, que se desmembra da antiga Secretaria de Indústria e Comércio; das secretarias de Articulação Política; Desenvolvimento Econômico – tendo à frente o ex-vice-prefeito, Ozair José – e de Transparência, antiga Secretaria de Controle Interno.

O novo procurador geral do município é Fábio Camargo Ferreira, antigo secretário de Meio Ambiente do governo Maguito Vilela. Já o Instituto de Previdência de Aparecida (Aparecida Prev), agora será chefiado por Tarcísio Francisco dos Santos, antigo procurador geral. A lista anunciada pelo prefeito Gustavo Mendanha diz respeito apenas aos cargos de primeiro escalão. Superintendências, diretorias e demais cargos de segundo e terceiro escalão deverão ser anunciados ao longo da primeira semana da nova gestão.

Entre as mudanças anunciadas está o fim das secretarias de Comunicação e de Habitação, que passarão a ser superintendências, provavelmente ligadas à Secretaria de Governo. Apesar da austeridade adotada pelo prefeito que pode ser percebida tanto na extinção quanto na junção de pastas; a criação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação demonstra um novo foco voltado ao incentivo à produtividade.

Cleomar Rocha chega para assumir a pasta. O novo secretário – que advém dos quadros da Universidade Federal de Goiás (UFG) – é pós-doutor em Estudos Culturais pela UFRJ; pós-doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP; doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA e mestre em Arte e Tecnologia da Imagem pela UnB. Um de seus trabalhos de destaque na IUFG era a coordenação do Laboratório de Investigação em Mídias Eletrônicas (LIME) e do Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Interativas da universidade.

Lista de secretários

Chefe da Casa Civil – Afonso Boaventura

Secretaria da Fazenda – André Luis Ferreira da Rosa

Secretaria de Administração – Jório Coelho Rios

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Cleomar Rocha

Secretaria de Transparência, Fiscalização e Controle – Einstein Paniago

Procuradoria Geral do Município – Fábio Camargo Ferreira

Secretaria de Articulação Política – Ricardo Roberto Teixeira

Secretaria de Governo – Vetter Martins

Secretaria de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos – Valéria Pettersen

Secretaria de Saúde – Luiz Edgar Tollini

Secretaria de Educação e Cultura – Rodrigo Gonzaga Caldas

Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude – Gefferson Aragão de Melo

Secretaria de Assistência Social – Mayara Mendanha

Secretaria de Infraestrutura – Mário José Vilela

Secretaria de Regularização Urbana – Coronel Raúl Coutinho Neto

Secretaria de Desenvolvimento Urbano – Max Menezes

Secretaria de Meio Ambiente – Ezízio Alves Barbosa

Secretaria de Mobilidade e Defesa Social – Coronel Eder Fernandes

Secretaria de Trabalho – Adriano Montovani

Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Ozair José da Silva

Instituto de Previdência de Aparecida – Tarcísio Francisco dos Santos