Recursos do AparecidaPrev crescem mais de 500% em seis anos

Em 2008, Fundo dos Servidores da Prefeitura de Aparecida tinha apenas R$ 23 milhões. Agora, tem R$ 124 milhões em aplicações financeiras. Crescimento proporciona maior segurança para os servidores.

aparecidaprevO Fundo de Previdência dos Servidores de Aparecida de Goiânia (AparecidaPrev) cresceu mais de 500% durante a administração do prefeito Maguito Vilela (PMDB). Em 2008, o recurso líquido do fundo era de R$ 23,8 milhões e hoje este montante subiu para R$ 123,9 milhões. Mais de R$ 100 milhões de aumento na carteira de investimentos, enquanto o número de servidores ativos apenas passou de 3.848 para 6.339 servidores que contribuem com o fundo. O AparecidaPrev é responsável por assegurar os benefícios aos aposentados e pensionistas dos trabalhadores da administração municipal. Confira o Box da evolução do AparecidaPrev.

O aumento do número de benefícios concedidos entre 2008 e 2014 aos servidores inativos do município foi de mais de 100% (saltando de 223 para 539) e não impediu crescimento virtuoso do patrimônio líquido do AparecidaPrev. “Em 2008, havia 149 servidores aposentados e agora são 407. Os pensionistas saltaram de 74 para 132. Além disso, também houve um aumento do número de servidores ativos neste mesmo período. No entanto o aumento da receita líquida do fundo foi superior à 500%”, explicou o presidente do órgão, Eli de Faria.

O presidente do AparecidaPrev lembrou que o equilíbrio financeiro do fundo foi reconhecido pelo Ministério da Previdência Social, concedendo a Certidão de Regularidade de Previdência (CRP) negativa. “A Prefeitura recolhe e repassa os tributos dos servidores ativos ao AparecidaPrev todos os meses. Isto propicia credibilidade junto às instituições financeiras. Cerca de 90% dos investimentos do fundo estão aplicados em fundos de investimentos escolhidos pelo Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal (CEF)” – conta o presidente do órgão.

SAIBA MAIS – O AparecidaPrev é uma autarquia que possui autonomia administrativa e financeira. O fundo – que foi criado em junho de 2005 – é responsável pela gestão administrativa, jurídica e financeira do regime próprio de Previdência Social do município. Ele tem por objetivo assegurar aos servidores titulares de cargos efetivos e aos seus dependentes os meios de subsistência nos eventos de invalidez, doença, acidente em serviço, idade avançada, reclusão, morte; e ainda proteção à maternidade e à família.

EVOLUÇÃO DO APARECIDAPREV – 2008/2013

 2008 – R$ 23.819.087,61

2009 – R$ 31.801.821,89

2010 – R$ 46.223.244,38

2011 – R$ 59.809.231,64

2012 – R$ 84.882.691,96

2013 – R$  95.443.377,15

2014 – R$ 123.929.364,18​

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