Qualificação nos Bairros: Projeto qualifica aparecidenses para o mercado de trabalho

0
80

Com o objetivo de promover a qualificação da mão-de-obra do aparecidenses, a prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da secretaria de Trabalho, Emprego e Renda, lançou, no final da tarde desta segunda-feira, 21, o Projeto Qualificação nos Bairros. A ação consiste em aproximar os cursos de aperfeiçoamento dos moradores, instalando salas de aula em locais de destaque nos setores, facilitando com isso a vida do trabalhador. O primeiro local a receber o projeto foi a Creche Dona Judith que trabalha há 30 anos em prol da comunidade da região do setor Nova Olinda.

Durante seu discurso, o prefeito Gustavo Mendanha abordou a necessidade de capacitar o trabalhador para que possam buscar melhores vagas no mercado de trabalho e até mesmo, para quem está desempregado, conseguir uma colocação. “Nós temos trabalhado para atrair cada vez mais indústrias para a cidade e com isso estamos ampliando a oferta de vagas no mercado de trabalho, mas essas novas colocações precisam ser preenchidas pelos moradores de Aparecida, por isso a qualificação é tão importante.

Pois assim, nossos trabalhadores terão maiores chances de conseguir entrar ou voltar para o mercado, melhorando sua qualidade de vida”, disse o prefeito.

O Projeto Qualificação nos Bairros trata-se de uma parceria com associações de moradores, creches, igrejas e outras instituições assistenciais, que entram com as instalações e a prefeitura, através da Secretaria do Trabalho, entra com os computadores e instrutores para ministrar cursos profissionalizantes. De acordo com o secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Adriano Montovani, os cursos na creche Dona Judith terão início já nesta terça-feira, 22. “Já temos dois laboratórios prontos e estamos trabalhando para levar os cursos para os quatro cantos da cidade de forma gratuita”, pontuou.

O secretário ressaltou que o projeto consiste em fornecer os computadores e o profissional capacitado para ensinar os trabalhadores e é a comunidade que escolhe o local onde serão ministradas as aulas de qualificação. “Começamos com cinco cursos de iniciação básica onde o aluno poderá escolher o que tem mais aptidão e assim quem sabe se especializar naquela área, melhorando cada vez mais sua renda. Nossa ideia é qualificar o maior número de pessoas possíveis para ocuparem as vagas que estão sendo abertas com a chegada das novas indústrias”, enfatizou Adriano Montovani.

Serão oferecidos os cursos de Noções Básicas de Meio Ambiente, Logística, Segurança no trabalho, Informática Básica e Tecnologia da Informação e Comunicação. Os cursos terão duração de 60 dias e as aulas serão divididas nos turnos matutino e vespertino. Os alunos matriculados, se preferirem, poderão realizar todos os cursos ao mesmo tempo. “Aparecida é uma cidade industrial e promover a qualificação de sua população é um salto dado pela administração, pois assim as empresas que aqui fixarem não precisarão buscar fora sua mão-de-obra, dando oportunidade para quem vive no município”, disse o vereador Erivelton Contador (PSDC).

Boa hora

Para Dona Judith, diretora da creche que além de cuidar de crianças oferecia cursos qualificantes para os moradores da região do Nova Cidade, não tinha hora melhor para a chegada dos computadores e professores que irão capacitar os jovens e adultos. “Estou muito feliz e agradeço a Deus pelo meu trabalho ter esse reconhecimento e ter sido aqui o primeiro local a realizar os cursos de qualificação da prefeitura. Essa é uma vitória de todos os moradores do setor Nova Cidade e região, pois são eles que serão beneficiados com os cursos e terão oportunidade de conquistar uma vaga no mercado de trabalho”, destacou.

Capacitação dos Instrutores

A parceria Prefeitura/SESI ofereceu os cursos de Empreendedorismo, Inclusão Digital, Saúde e Segurança do Trabalho, Meio Ambiente, Relacionamento Interpessoal e Tecnologia da Informação. As aulas aconteceram na sede do SESI/SENAI, durante um mês com workshop e aulas a distância. “A realização do Projeto Qualificação nos Bairros só está sendo possível graças a essa parceria com o SESI/SENAI que capacitou cerca de doze profissionais da Secretaria do Trabalho para ministrar os cursos que serão oferecidos no projeto”, finalizou Adriano.

Presenças – Marcaram presença no evento de lançamento do Programa Qualificação nos Bairros o vice-prefeito e secretário de Governo, Veter Martins; os secretários Gefferson Aragão (Esporte), Ozair José (Desenvolvimento Econômico), Rodrigo Caldas (Educação), Tarcísio dos Santos (AparecidaPrev), Raul Coutinho (Regulação Urbana) e Max Menezes (Desevolvimento Urbano). Além dos vereadores Eliezer Guimarães (PMDB), Hilário Giacometi (PSB), Rosildo Manoel (PP), Gleison Flávio (PMDB), Edinho (PSDC), Leandro da Pamonharia (PV) e Mazinho (SD).​