Putin se encontra com líderes da Armênia e do Azerbaijão para discutir crise em região separatista

0
78

putinO presidente da Rússia, Vladimir Putin, se encontrou neste domingo (10/08) em Sochi com os chefes de Estado da Armênia, Serge Sargsian, e do Azerbaijão, Ilham Aliyev, para discutir a escalada de tensão na região separatista de Nagorno Karabakh.



“Devemos mostrar tolerância, sabedoria e respeito mútuo para encontrar uma solução”, afirmou o líder do Kremlin, relembrando que o enclave disputado entre ambos países é “uma herança da União Soviética” que deve ser resolvida com “boa vontade”.

Após trocas de acusações e alfinetadas, Sargsian e Aliyev se declararam esperançosos para encontrar uma decisão que “corresponda às normas e princípios do direito internacional”, segundo a Efe.

A reunião trilateral aconteceu em meio a diversos confrontos em Nagorno Karabakh nos últimos dias, que resultaram na morte de pelo menos 17 soldados de ambos os lados, reportou a AFP.

“A situação é muito tensa. Certamente os nossos vizinhos são capazes de organizar a qualquer momento uma provocação que poderia levar a uma guerra”, disse o ministro da Defesa armênio, Seiran Oganian, à agência francesa na semana passada.

A disputa por Nagorno Karabakh se intensificou após os dois países do Cáucaso conseguirem independência da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviética), em 1991.

Naquela época, o território azerbaijano, de maioria armênia, pediu sua incorporação à vizinha Armênia, dando início a uma guerra que deixou cerca de 25 mil mortos. Em maio de 1994, um cessar-fogo não-oficial foi estabelecido, mas trocas de hostilidades acontecem de tempos em tempos.

Operamundi