Aparecida de Goiânia, quarta-feira, 22 de setembro de 2021
Economia Sustentável

Produção de alimentos saudáveis e CPR Verde são destaques na Expoabra Digital 2021

Redação
14 de setembro de 2021

Feira de Alimentos Orgânicos em Brasília que teve início na terça-feira 14, e vai até a próxima sexta-feira,17, reúne o melhor da produção de alimentos orgânicos na Capital Federal. Debate sobre a CPR Verde, projeto que tem a assinatura do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), está em debate

A Exposição Agropecuária de Brasília (Expoabra 2021) este ano será parte presencial e parte digital. Um dos destaques será a emana do Alimento Orgânico, que este ano reúne produtores, palestrantes em vários módulos, um dos destaques erá o painel que irá discutir o tema: Pagamentos por serviços ambientais: possível caminho para produção orgânica? A palestra será feita pelo jornalista e economista Marcus Vinícius de Faria Felipe e pelo empresário Fernando Ricardo dos Santos Palau.

Convidados pela CPORG-DF (Comissão de Produtores Orgânicos do Distrito Federal), Marcus Vinícius e Fernando Palau vão falar sobre as vantagens da CPR Verde como forma de compensação ambiental.

Marcus Vinícius observa que desde que a cidade de Nova York (EUA) criou a 15 anos um programa para pagar fazendeiros pela proteção e preservação nas nascentes e mananciais d´água que abastecem a metrópole os programas de PSA (Pagamento por Serviço Ambiental) passaram a ser considerados por governos em todo o mundo, e agora esta tendência chega ao Brasil.

"Há vários mecanismos de pagamento para que o proprietário rural mantenha a floresta em pé, os mais conhecidos são os projetos de crédito de carbono, mas o Brasil avançou numa legislação para que a CPR (Cédula de Propriedade Rural), muito utilizada nas transações de commodites (soja, milho, trigo etc), seja utilizada também para pagamento pela manutenção das reservas legais nas fazendas. A chamada CPR Verde foi aprovada recentemente na CCJ do Senado Federal. O relator foi o senador Vanderlan Cardoso e o autor do projeto o senador Alvaro Dias (Podemos-PR)", frisa.

Comissão de Meio Ambiente (CMA) realiza reunião semipresencial com 9 itens na pauta. Entre eles, o PL 1.405/2019, que altera a lei sobre a segurança do tráfego aquaviário em águas sob jurisdição nacional. O projeto prevê a suspensão do certificado de habilitação do comandante da embarcação, no caso de lançamento de lixo plástico nas águas. Bancada: senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO); senador Otto Alencar (PSD-BA); senador Alvaro Dias (Podemos-PR); senador Paulo Rocha (PT-PA). Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado
O senador Vanderlan Cardoso, relator do projeto da CPR Verde, leu o parecer, Otto Alencar e Alvaro Dias, autor do projeto que beneficia produtores rurais de todo o país - foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

O palestrante Fernando Paulau salienta que CPR é um instrumento financeiro já aceito e largamente utilizado pelo mercado de capitais conforme a Lei nº 13.986/20 (MP do Agro), permintindo que a contabilização do ativo seja realizada da mesma forma que os demais produtos do agronegócio, tendo as mesmas atratividades e benefícios fiscais.

"O PL 5.173/2019, aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado estabelece a CAF e a CPR como mecanismo financeiro para incentivar produtores brasileiros a preservarem as florestas estabelece que os proprietários de terras terão a obrigação de emitir uma Cédula de Produto Rural (CPR), título a ser negociado com investidores do mercado financeiro (bancos, bolsa de valores, investidores)", resume.

Confira a programação da Expoabra

Terça-feira, 14/09 -  14hsAbertura da Semana do Alimento Orgânico do DF

QUARTA-FEIRA, 15/09 -  10h30:

Contribuições das instituições públicas na produção orgânica

14hs:Orgânicos: mais do que alimento, um estilo de vida

15h30:Preparando um prato orgânico com mais sabor e saúde

17hs:A ciência na produção dos Orgânicos

QUINTA-FEIRA 16/09 - 10h30:Compras Governamentais: oportunidades para os Orgânicos

14hs:Garantias nos alimentos orgânicos, conheça todo o processo

15h30s:Melhorando sua produção orgânica através do crédito

17hs:Participação dos jovens na produção orgânica

SEXTA-FEIRA 15/09 - 09hs:Utilizando o controle biológico na produção de orgânicos

10h30:Pagamentos por serviços ambientais: possível caminho para produção orgânica?

]15h30:Aumento da sustentabilidade na produção orgânica: insumos e práticas

Leia também:

Conheça a CPR Verde: título promete dar renda ao produtor pela preservação ambiental

DENÚNCIA DE IRREGULARIDADES?

envie um email para

[email protected]

2005 - 2021
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram