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Primal Branding

PRIMAL BRANDING - ESTRUTURA DE 7 CHAVES QUE FAZ SUA MARCA DURAR NO TEMPO

Redação
1 de novembro de 2021

O que é Primal Branding?

O Primal Branding é em síntese: construir comunidades.

O que não é Branding?

Primeiro é importante não confundir branding com a criação de logotipos,  cores da marcas e modelos do site, fachada para ilustrar o futuro da marca, nem mesmo aqueles documentos que mostram as regras de uso dos logotipos, as cores e exemplos de anúncios, camisetas e outros brindes, não é uma marca.

Branding não é um logotipo, não é a aplicação de um logotipo em diferentes elementos, não é um produto, nem é uma promessa de marca ou missão, visão e valores.

PRIMAL BRANDING

Patrick Hanlon, autor de Primal Branding, ilustrou este conceito em uma estrutura em 7 chaves que permite criar uma marca forte que perdure no tempo, desenvolver comunidades e gerar muito mais influência.

Antigamente, falar sobre as marcas, ao se fazer uma pesquisa, cada pessoa tinha uma resposta com sua visão sobre cada marca.

Entenda que branding hoje não importa o que você diga para as pessoas sobre seu produto ou serviço, o que importa é o que as pessoas dizem sobre seu produto e serviço. É importante ressaltar que também não é tanto a qualidade do seu produto que importa e sim a qualidade da comunidade que você constrói em torno da qualidade da comunidade.

Visto isto, podemos entender que a palavra chave é autenticidade. Mas, enfim, o que é autenticidade? Não é nada sobrenatural, é apenas você ser você. A sua autenticidade criará a sua “tribo”.

Dentro destas tribos existe uma construção de crenças e como você constrói esse sistema de crenças que atrai outras pessoas defensoras destas crenças.

As marcas que hoje não conseguirem criar uma comunidade em torno dos seus produtos/serviços irão falhar.

Pense em quando você vê símbolos como:

Você enxerga apenas símbolos em si ou mais que isto? A sensação é que quando carregamos conosco alguns destes símbolos adquirimos super poderes.

O Primal Branding mostra que as comunidades atrás destas marcas e de outras marcas fortes possuem 7 elementos. E estes 7 elementos juntos faz com que as pessoas não apenas se aproximem da sua marca de forma racional, mas de forma emocional. Vamos a estes 7 elementos.

1- História de Criação

Por trás de toda marca/produto existe uma história.

A Apple, por exemplo, tem sua história iniciando dentro de uma garagem para se tornar o um império. Assim como, o Facebook que começou com amigos dentro da universidade.

Qual a sua história? Por que você resolveu desenvolver este produto/serviço? Por quê você faz o que faz?

A História de Criação alimenta a necessidade humana de descobrir a origem das coisas. Traz sentimento de conexão, pertencimento e identidade.

2- Crenças

Todas as comunidades têm princípios básicos. Determinar em que  é um dos desafios mais importantes.

Quais são as coisas que você acredita, seus valores e princípios?

Suas Crenças é como se fosse um manifesto dos seus produtos/serviços. Ele define quem é você, afirma sua identidade, como você enxerga aquilo que você faz e entrega.

3- Ícones

Os Ícones são concentrações rápidas de significado da sua marca. Eles falam sobre você sem ficar explicando. É como você é reconhecível pelos outros. Eles podem ser: visuais (como os símbolos acima), sonoros e olfativos.

4- Rituais

Os Rituais são nossas crenças em ação. A vitalidade da marca vem do entusiasmo e da repetição.

Os rituais tem significado e são ritmados no tempo.

Exemplo de rituais: Natal, orações, Starburcks perguntar seu nome e escrever errado.

5- Palavras Sagradas

Todos os sistemas de crenças têm seu próprio conjunto de palavras que identificam aqueles que pertencem a comunidade. Não são apenas palavras, mas são os sentimentos que trazem estas palavras.

Invente suas palavras sagradas que tenham sentido com sua marca. Seja intencional. Quais são as palavras que tem haver com seu universo?

Suas palavras sagradas te trazem autoralidade.

6- Descrentes

Mesmo no seu mercado existirão os descrentes. Pessoas que não compartilham daquilo que você acredita e defende. Por exemplo, os descrentes da Apple são os que só gostam do Android.

No marketing digital vemos muitos descrentes de todas as formas. Uns que dizem que devemos postar muito para crescer, outros dizem não ser necessário e por aí vai.

Por isso, é muito importante você descobrir quem você Não É e nunca quer ser pode ajudar a descobrir quem você é o que você quer se tornar.

7- Líder

Todas as comunidades de marca foram iniciadas por alguém que lutou contra todas as probabilidades para recriar o mundo de acordo com seu próprio ponto de vista.

O líder toma a frente dos problemas, lidera um movimento, mostra o caminho, enxerga as possibilidades, assume riscos, é incansável. Tenha a resiliência como qualidade e supera obstáculos.

O líder não vende um produto e sim um caminho.

Por isso, apenas viralizar no mundo digital, por exemplo, torna-se algo tão passageiro. Quando você agrupa todos estes elementos listados acima cria uma construção sólida de sua marca para durar no tempo e toda a comunidade que foi criada nesta construção se torna seus defensores fiéis.

Esses pontos bem trabalhados fazem com que sua marca deixe de ter sentido para se tornar significativa. Você move as pessoas a tal ponto delas enfrentarem qualquer coisa para defender sua marca, pois ela já não é mais sua e sim de toda a comunidade formada em torno dela.

A nova missão é criar uma comunidade de pessoas que se tornem tão apaixonadas pelo seu sucesso que elas mesmas o criam, isto é Primal Branding.

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