Aparecida de Goiânia, quarta-feira, 22 de setembro de 2021
Democracia

Presidente do STF deve se manifestar nesta quarta-feira sobre discurso de Bolsonaro

Redação
8 de setembro de 2021

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, deve se pronunciar nesta quarta-feira (8) sobre os ataques de Jair Bolsonaro à corte, a ele próprio e – de maneira muito violenta – ao ministro Alexandre de Moraes, que conduz o inquérito que investiga fake news associadas a atos contra instituições e a democracia. As ameaças do chefe de governo, inclusive avisando que não vai mais cumprir decisões de Moraes, deve unir ainda mais os ministros do tribunal.

No início de agosto, Fux cancelou uma reunião entre os Poderes da República, como reação aos ataques de Bolsonaro ao Judiciário. Na ocasião, enfatizou que “quando se atinge um dos integrantes, se atinge a Corte por inteiro”. Também disse que o presidente divulga “interpretações equivocadas de decisões do plenário, bem como insiste em colocar sob suspeição a higidez do processo eleitoral brasileiro”.

Na Avenida Paulista, neste 7 de setembro, Bolsonaro voltou a mirar o sistema eleitoral brasileiro e defender o voto impresso, apesar de a bandeira bolsonarista já ter sido derrubada no Congresso.

Dia da Independência mostra dois Brasis: um para todos e um de poucos
Na última quinta-feira (2), Fux voltou a se manifestar. Sem citar nomes, ele se antecipou ao 7 de setembro, dizendo que “o povo brasileiro jamais aceitaria retrocessos”. Alertou ainda que os cidadãos deveriam estar “cientes das consequências jurídicas de seus atos, independentemente da posição político-ideológica que ostentam”.

Na Paulista, Bolsonaro dirigiu-se a Alexandre de Moraes nestes termos: “Sai, Alexandre de Moraes. Deixa de ser canalha. Deixa de oprimir o povo brasileiro, deixa de censurar o seu povo”. Ele acrescentou: “Digo aos canalhas que nunca serei preso”.

Enquanto o Brasil afunda, Bolsonaro vai em busca de ‘uma imagem’

TAGS:

DENÚNCIA DE IRREGULARIDADES?

envie um email para

[email protected]

2005 - 2021
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram