Aparecida de Goiânia, segunda-feira, 18 de outubro de 2021
Obras

Prefeitura inicia pavimentação de novo trecho do Eixo Leste-Oeste 01

Marcus Vinicius
6 de outubro de 2021

Prefeito informa que Município investe R$ 13 milhões na construção do eixo viário que vai interligar macrorregiões. Obra vai melhorar a mobilidade urbana e beneficiar milhares de moradores da região do Grande Garavelo

Investir em infraestrutura viária é proporcionar uma melhor mobilidade urbana para os habitantes de uma cidade. Além disso, obras viárias devem acompanhar o planejamento urbanístico e o crescimento dos municípios. Por isso, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), está aplicando investimentos em obras públicas e construindo cinco eixos estruturantes para interligar as macrorregiões da cidade. O objetivo é atender o crescimento socioeconômico, paisagístico e urbanístico do município.

A construção do Eixo Leste-Oeste 01, por exemplo, que interligará os bairros Jardim Maranata e Jardim Helvécia, passando por diversos bairros, segue em ritmo acelerado. Nesse momento as equipes trabalham na Avenidas Graça Aranha e na Rua Nilo Peçanha, ambas no Jardim Buriti Sereno. As vias, que são importantes no traçado, recebem neste momento a capa asfáltica. O serviço teve início nesta segunda-feira, 4 de outubro.

“Neste trecho no Buriti Sereno estamos realizando a imprimação de um trecho da Avenida Graça Aranha, implantamos um bueiro celular e na sequência faremos a abertura das bocas de lobos para captação das águas das chuvas, considerando que já executamos as galerias pluviais. Na outra frente de trabalho, na 1ª Avenida, as equipes também executam a base da via para executar a imprimação e posteriormente jogar a capa asfáltica”, sublinhou Roberto Lemos, superintendente de Obras da Seinfra.

Roberto pontuou ainda que há outros trechos do Eixo Leste Oeste 1 em obras. São eles: a ponte entre o Jardim Helvécia e o Bairro Cardoso, onde estão sendo implantados os blocos e para recebimento das vigas pré-moldadas. Quando os trabalhos estiverem concluídos, a ponte ligará os dois bairros. “Nossa expectativa é de que os trabalhos deste trecho sejam concluídos até o fim deste ano, dependendo da intensidade do período chuvoso”, explicou Roberto Lemos.

De acordo com a Seinfra, a execução da obra trará maior mobilidade urbana para os bairros do grande Garavelo, facilitando o deslocamento das pessoas entre as macrorregiões. O trajeto do Eixo Leste-Oste 01 tem, ao todo, 10km de extensão e já está com 40% do projeto executado. O eixo passará por bairros como Jardim Dom Bosco, Jardim Alto Paraíso, Setor Aeroporto Sul, Goiânia Park Sul, Buriti Sereno, Bairro Cardoso e Jardim Helvécia.

O prefeito Gustavo Mendanha destaca que as obras vão impulsionar o desenvolvimento da cidade em vários aspectos.

“As obras estão acompanhando o crescimento da nossa cidade e as necessidades da nossa população. Somos uma cidade grande, com vários polos industriais, que recebe pessoas de várias partes do país. Portanto, estamos aplicando investimentos em infraestrutura viária, melhorando a cidade e a qualidade de vida da nossa população, diminuindo então o tempo nos deslocamentos”, informa Gustavo Mendanha.

Traçado

O Eixo 01 tem início na Avenida Major Olegário, no Jardim Dom Bosco, e termina na Avenida Rio Verde, no Jardim Helvécia, interligando duas macrorregiões do município. Pelo projeto, estão sendo investidos R$ 13 milhões em 30 mil m² de pavimentação asfáltica, 6.900 mil metros de galerias pluviais, duas pontes e um bueiro celular.

“Acreditamos que essas obras vão melhorar a locomoção das pessoas entre os bairros e as condições de mobilidade urbana. Portanto, é um investimento importante que trará benefícios para a população, facilitando o deslocamento das pessoas e, claro, tudo isso vai impulsionar a valorização dos bairros, dos imóveis e consequentemente o desenvolvimento econômico e social das regiões”, sublinhou o secretário de Infraestrutura, Mário Vilela.

O Eixo Leste-Oeste 01, cujas obras foram iniciadas em 2020, faz parte dos quatro eixos viários no sentido Leste-Oeste que vão interligar diversos bairros da região do Grande Garavelo. No total, serão 26 quilômetros de vias pavimentadas, duplicadas, e mais duas pontes e um bueiro celular. Os cinco novos complexos viários na região Oeste são chamados de Eixo Leste-Oeste 01, Eixo Leste-Oeste 02, Eixo Leste-Oeste 03 e Eixo Leste-Oeste 05, previstos para serem entregues a população no final de 2022. O Eixo Leste-Oeste 04 (ELO 04), dá acesso ao Campus da Universidade Federal de Goiás (UFG) em Aparecida e ao Aeroporto Executivo Antares e também está com obras avançadas.

DENÚNCIA DE IRREGULARIDADES?

envie um email para

[email protected]

2005 - 2021
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram