Aparecida de Goiânia, segunda-feira, 25 de outubro de 2021
Solidariedade

Prefeitura entrega cobertores a moradores de rua e famílias carentes em Aparecida

Redação
31 de julho de 2021

Ação da Secretaria de Assistência Social foi antecipada neste ano e já entregou mais de mil kits com agasalhos e cobertores à população em situação de rua e famílias em vulnerabilidade social

A Prefeitura de Aparecida por meio da Secretaria de Assistência Social intensificou nos meses de maio e junho a entrega de kits com cobertores e agasalhos à população em situação de rua e famílias em vulnerabilidade social da cidade. Essa entrega teve como objetivo proteger essas pessoas das baixas temperaturas que estavam previstas para o inverno no país.

Por isso que, desde que os termômetros passaram a registrar baixas temperaturas no fim de maio deste ano, a secretaria antecipou a entrega de kits, onde realizou ações de entrega em pontos conhecidos de concentração de pessoas em situação de rua, cooperativas e bairros mais carentes como pontos de ocupação em Aparecida. Mais de mil kits foram entregues somente neste ano.

“Com a antecipação da distribuição de kits, conseguimos chegar a essas pessoas antes que fossem atingidas pelo frio, e garantimos que durante a frente fria todos estejam aquecidos”, explica a secretária da pasta, Mayara Mendanha que ressaltou a entrega dos kits de agasalhos em ocupações com familias carentes no setor Rosa dos Ventos no início de julho, quando a primeira frente fria chegou ao estado.

Os kits são entregues também nos Centros de Referência em Assistência Social. A secretaria atende ainda a população em situação de rua no Centro Pop, no Setor dos Afonsos. No local, eles recebem os agasalhos e também realizam atividades e assistência diária.

Segundo a secretária, cerca de 50 pessoas são atendidas diariamente na unidade. “Eles recebem assistência de profissionais como psicólogo, assistente social, assessor jurídico entre outros. Além disso, tem a distribuição de café da manhã, almoço e lanche da tarde. Essa população pode fazer sua higiene pessoal como tomar banho, lavar roupa e outros”, comentou também a secretária.

CENTRO POP – O Centro Pop, em Aparecida de Goiânia, faz parte das práticas de políticas públicas previstas no decreto nº 7.053/2009, da Presidência da República, bem como na tipificação nacional de serviços socioassistenciais. O serviço é ofertado para famílias e pessoas que vivem nas ruas da cidade.

O atendimento é realizado por demanda espontânea (o próprio interessado procura a unidade), ou encaminhadas pelo Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), Centro de Referência em Assistência Social (Creas), de políticas públicas setoriais e órgãos ligados a garantia dos Direitos Humanos. Mais informações pelo telefone: 3545 9915

“A Secretaria de Assistência Social atua diariamente na melhoria da qualidade de vida das pessoas menos favorecidas de Aparecida e com os moradores em situação de rua não é diferente. Temos atuado para que todos tenham mais dignidade. E a horta, junto com outros trabalhos da nossa equipe, são importantes neste processo”, comentou a secretária de Assistência Social e primeira-dama, Mayara Mendanha.

O Centro Pop oferece apoio ainda para a emissão de documentos e desenvolve com essas pessoas um projeto de incentivo ao trabalho para que elas não fiquem tão ociosas. 

Solidariedade

A secretária Mayara Mendanha explica que a ação é baseada tanto na aquisição dos itens quanto na doação espontânea de cobertores e agasalhos por empresas de Aparecida. “ Os kits que foram entregues recentemente foram fruto de doações desse tipo”, acrescenta.

A população também pode contribuir com as ações da Secretaria de Assistência Social, com a doação de cobertores e agasalhos. Os itens podem ser entregues na secretaria ou o morador pode entrar em contato com a secretaria pelo 3545-5970. Por meio do telefone, as equipes da assistência também podem ser acionadas para acompanhamento em tempo real de moradores em situação de rua.

DENÚNCIA DE IRREGULARIDADES?

envie um email para

[email protected]

2005 - 2021
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram