Prefeitura de Goiânia disponibiliza nova vacina contra meningite

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) está disponibilizando a partir desta segunda-feira, (04/05) a vacina Meningo ACWY (conjugada). A dose protege contra  meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y. 

A Meningo ACWY passa a fazer parte do calendário nacional de rotina e é indicada para adolescentes de 11 e 12 anos de idade. Neste caso, a nova vacina vai substituir, nos adolescentes,  a meningo C que é oferecida na rede pública, aumentando a imunização contra os outros três tipos de sorologia. Em crianças menores de cinco anos ainda será aplicada a meningo C, com doses aos 3 meses, 5 meses e reforço aos 12 meses.  

É importante lembrar que outras vacinas previstas no Calendário Básico de Vacinação e disponibilizadas pelo SUS também protegem contra vários agentes causadores de meningite, são elas: BCG (meningite tuberculosa), a tríplice Viral (meningite por sarampo e caxumba), a pentavalente (meningite por Haemofilos influenza e b em crianças abaixo de 5 anos), meningocócica C conjugada e pneumocócica10.   

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos como bactérias vírus, parasitas e fungos, ou, ainda, por processos não infecciosos. A Secretaria Municipal de Saúde recebeu 3.200 doses da vacina Meningo ACWY.