Prefeitura de Aparecida realiza “dia D” do Novembro Azul

Para lembrar o mês de combate ao câncer de próstata, Novembro Azul, a prefeitura de Aparecida por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza nesta quarta-feira (19), uma mobilização na Praça da Matriz, das 8h às 11h30. “Nosso objetivo é sensibilizar a população masculina para o cuidado de sua saúde aumentando a procura dos serviços na busca pela prevenção de agravos evitáveis, promovendo a vida com mais qualidade e segurança”, destaca o secretário municipal de saúde, Dr. Paulo Rassi.

Durante o evento serão oferecidos serviços como triagem para hipertensão, diabetes, avaliação nutricional e orientações para prevenção do câncer de próstata na população masculina, além da distribuição de materiais educativos. “É fundamental que todos os homens com 45 anos ou mais façam o exame específico de próstata regularmente”, ressalta o secretário.

Saiba mais – O “Novembro Azul” é uma campanha de conscientização realizada para chamar atenção sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. O movimento surgiu na Austrália em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro.

O câncer de próstata é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos. Os fatores de risco incluem idade avançada, histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas), sedentarismo e excesso de peso. O câncer pode ser diagnosticado por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA).

SecomAp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detected

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios