Prefeitura cede área ao TJ-GO para construção do 3º fórum de Aparecida

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

3º fórum do município será construído no Jardim Maria Inês, em terreno de 5,5 mil metros quadrados.

A permuta de uma área, cedida pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia ao Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), foi realizada na manhã desta quinta-feira (23), durante visita do Prefeito Gustavo Mendanha ao terreno, que abrigará o prédio do terceiro fórum do município. A visita foi acompanhada pelo ex-prefeito Maguito Vilela e pelo presidente do TJ-GO, o desembargador Gilberto Marques Filho, além de juízes da comarca de Aparecida.

Participaram também o procurador geral do município, Fábio Camargo; o presidente do AparecidaPrev, Tarcísio Francisco dos Santos; o chefe da Casa Civil, Afonso Boaventura; e os secretários Ozair José da Silva (Desenvolvimento econômico), Einstein Paniago (Transparência, Fiscalização e Controle), Valéria Pettersen (Projetos e Captação de Recursos), Coronel Raul Coutinho (Regulação Urbana), Ricardo Roberto Teixeira (Articulação Política), Mário Vilela (Infraestrutura), Gefferson Aragão (Esportes, Lazer e Juventude) e Max Menezes (Desenvolvimento Urbano).

De acordo com o presidente do TJ-GO, desembargador Gilberto Marques Filho, a intenção é iniciar as obras o mais rápido possível. “Uma área excepcional como essa, nós temos que fazer o melhor. E para fazer o melhor temos que ouvir as pessoas que vão trabalhar aqui dentro, que são os magistrados, responsáveis diretos pela execução desta obra. Logicamente, definida a pretensão, nós iremos licitar o início da construção, através do nosso departamento de engenharia”, explicou.

Segundo o prefeito Gustavo Mendanha, Aparecida de Goiânia é uma das cidades que mais cresce no país. A população é estimada hoje em 600 mil habitantes e essa quantidade de pessoas tem uma demanda muito grande na justiça. “Aparecida cresceu muito, e foi pensando nisto que esta área foi doada. Como chefe do Poder Executivo, é de extrema satisfação receber mais um órgão do Poder Judiciário para promover justiça em minha cidade”, reiterou o prefeito.

O ex-prefeito Maguito Vilela, que viabilizou em sua gestão a doação da escritura da área do novo fórum, também acompanhou a vistoria. “Esta área oferecida para construção do prédio possui cerca de 5,5 mil metros quadrados, e fica bem perto do Tribunal de Justiça e coincidentemente também do Fórum do Centro e do Fórum do Garavelo. Ou seja, é muito bem localizada e facilitará muito a vida da população”, ressaltou Maguito.

O terreno está localizado no Jardim Maria Inês, na região da Vila Brasília, próximo à Avenida Rio Verde, na divisa com a capital, onde vivem cerca de 150 mil habitantes. “Definimos inicialmente um projeto para 12 varas já para atender a demanda futura de Aparecida de Goiânia. A princípio seriam varas cíveis e de família. Mas a pedido do presidente, ainda vamos definir com outros colegas quais varas exatamente virão para esse fórum”, explicou o juiz criminal e diretor do Foro de Aparecida, Roberto Bueno.

Ainda de acordo com o magistrado, a construção do novo fórum é necessária porque os atuais prédios existentes em Aparecida, a segunda maior comarca do Estado de Goiás, não comportam mais a demanda. “Em termo de processos absolutos estamos somente abaixo apenas de Anápolis, que tem um volume maior de processos da fazenda pública. Mas quanto às áreas criminal, de família e cível, Aparecida já tem uma demanda maior. Hoje nós já pleiteamos no TJ-GO a criação de cinco varas para atender as necessidades da comarca de Aparecida. E esse fórum já vem para acomodar as novas varas que estão sendo criadas. Vai haver um remanejamento, algumas varas vão mudar de localização, mas o intuito maior é atender toda a cidade”, reiterou Roberto Bueno.

Notícia postada em  

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e nosso Termos de Uso, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.