Prefeito sanciona Plano Diretor de Aparecida e assina parcerias com o governo do Estado

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

Foram assinados os Termos de Parceria para a construção do Centro de Convenções do município e transferências de áreas para a implantação do CLIA e Celg. Também foi realizada a inauguração simbólica da nova sede da Aciag.

O prefeito Maguito Vilela (PMDB) sancionou nesta quinta-feira, 15, o Projeto de Lei do Plano Diretor de Aparecida de Goiânia. A sanção do PL, que planejará a cidade para os próximos 10 anos, será na nova sede da Associação Comercial e Industrial de Aparecida (Aciag), e contou com a presença do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), do presidente da Câmara e prefeito eleito, Gustavo Mendanha (PMDB), do deputado estadual Marlúcio Pereira (PSB) e demais autoridades estaduais e municipais, além de empresários aparecidenses.

De acordo com o prefeito Maguito Vilela o novo Plano Diretor de Aparecida é o resultado da união de pessoas que pensam a cidade 24 horas. “Hoje é um dia histórico para a cidade, pois o Plano Diretor dará agilidade na implantação de novos empreendimentos, ordenamento do município o que propiciará um novo salto de desenvolvimento para Aparecida. O antigo plano, de 2002, não condizia mais com a realidade do município que cresceu muito nos últimos anos. E este novo plano irá atrair ainda mais investimentos, industriais e imobiliários, gerando emprego e renda para os moradores”, pontuou Maguito.

O Projeto de Lei do Plano Diretor, nº 035/2016, foi aprovado pelos vereadores em novembro deste ano. Ao todo são 486 artigos. “A Câmara Municipal sempre foi parceira da administração na busca de melhorias para a cidade e para promover maior qualidade de vida para o aparecidense. E não foi diferente na aprovação do Plano e de outros projetos como o aeroporto executivo, que são projetos importantes para dar continuidade ao crescimento e desenvolvimento de Aparecida”, destacou o presidente da Câmara e prefeito eleito, Gustavo Mendanha.

A elaboração do novo ordenamento da cidade foi encabeçada pelas secretarias de Planejamento e Governo, com auxílio das demais pastas. O secretário de Planejamento, Afonso Boaventura ressalta que o Plano foi pensado para ordenar a ocupação da cidade. “Aparecida cresceu desordenadamente e o objetivo do Plano é promover a ocupação dos vazios urbanos, mas com responsabilidade, mantendo o equilíbrio entre o adensamento e a mobilidade urbana”, sublinhou o secretário, ao lado do secretário de Governo, Euler Morais que enfatizou que o Plano manterá a cidade no ritmo acelerado de crescimento.

Convênios e parcerias garantem a transformação de Aparecida em metrópole

Após a sanção do Plano Diretor de Aparecida, o prefeito Maguito Vilela e o governador de Goiás, Marconi Perillo assinaram a transferência de área de 530 mil metros quadrados do Estado, por meio da CODEGO, onde será instalado o Complexo Logístico, Industrial e Alfandegário (CLIA). O investidor e presidente do grupo Aparecida Business Log, Celco Narciso explanou sobre o empreendimento. “Este investimento veio para Aparecida pela capacidade da cidade e em uma área de 1,6 milhão de m² vamos implantar o complexo voltado para o setor do agronegócio, atacado e logística e irá gerar mais de 8 mil empregos diretos com investimento de R$ 1 bilhão em um período de 10 anos”.

O governador e o prefeito assinaram ainda a transferência de área municipal para a instalação de uma subestação de energia na região Leste e o termo de parceria para a construção do Centro de Convenções de Aparecida de Goiânia. “Aparecida vem se tornando uma metrópole com todos os investimentos feitos pela prefeitura e também os realizados em parceria durante o meu governo. A cidade experimentará novo desenvolvimento com o plano diretor, novos empreendimentos imobiliários e industriais, aeroporto e agora com o Centro de Convenções e a subestação de energia. Tudo o que uma cidade precisa para se tornar metrópole”, disse Marconi.

Também foram assinados ordens de serviço para início das obras do novo Paço Municipal e do aeroporto executivo. O Paço será construído com recursos destinados pelo BNDES por meio do Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT). O novo prédio da administração terá oito pavimentos e será edificado em uma área de oito mil metros quadrados, ao lado do Anfiteatro e da nova sede da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), que teve sua estrutura física inaugurada durante o evento de sanção do Plano Diretor e assinatura de seções de áreas e parcerias.

“Temos 95% das obras concluídas em área de 1,8 mil metros quadrados de área construída que abrigará os empresários aparecidenses e também os próximos que virão após a aprovação do Plano Diretor que dará um novo ordenamento na área industrial da cidade, atraindo mais empresas e gerando mais empregos para os aparecidenses. Nesse momento de crise, é importante que a cidade estude e trabalhe para ampliar o acesso ao emprego e Aparecida tem uma gestão voltada para este propósito”, salientou o presidente da Aciag, Osvaldo Zilli, concluindo que a inauguração oficial da nova sede será em fevereiro de 2017.

Empreendimentos – O crescimento de Aparecida de Goiânia e a aprovação e sanção do novo Plano Diretor atrai, além de industriais, empreendimentos imobiliários. “De imediato iniciamos a construção de três empreendimentos, sendo loteamentos fechados trazendo moradia de qualidade para o município e que irão gerar 650 empregos diretos na implantação dos 1,2 mil lotes. Escolhemos a cidade pelo desenvolvimento da cidade nos últimos anos, com infraestrutura de qualidade, abertura de novas avenidas. E agora terá o novo plano diretor que irá ordenar ainda mais o crescimento do município”, ponderou Paulo Henrique Rodrigues Silveira diretor da Cinq Desenvolvimento Imobiliário.

Presenças – Marcaram presença na solenidade de sanção do Plano Diretor de Aparecida e assinaturas de parcerias e transferências de áreas o vice-prefeito Ozair José e o vice-prefeito eleito, Veter Martins (SD); a primeira dama Flávia Teles e a futura primeira dama, Mayara Mendanha, secretários municipais, vereadores, empresários locais e estaduais; o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Goiás (Codego), Julio César Vaz; e o Diretor da Celg, Humberto Eustáquio que no ato representou o presidente da empresa.

SecomAp

Notícia postada em  

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e nosso Termos de Uso, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.