Aparecidanet

Poliomielite e Sarampo: Crianças serão atendidas também e feiras de Aparecida

Crianças serão vacinadas contra sarampo e poliomielite em feiras livres

Com objetivo de facilitar a vida de pais e responsáveis que ainda não tiveram tempo de levar seus filhos a um posto de vacinação para serem imunizados contra o sarampo e a poliomielite, a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida (SMS) irá imunizar crianças com idade entre 1 e 5 anos incompletos em feiras livres espalhadas pela cidade. O trabalho nesses locais começará nesta quinta-feira, 23, e se estenderá até o dia 29 de agosto.

A imunização é a forma mais segura para proteger as crianças de doenças graves como o sarampo que podem levar a morte ou deixar sequelas. “As feiras livres concentram um grande fluxo de pessoas, e os pais e mães costumam levar seus filhos. Por isso, entendemos que é importante oferecer a vacina nesses locais, aumentando a cobertura vacinal em nossa cidade”, destaca a coordenadora da vigilancia epdemiologica da SMS, Luzia Oliveira.

O atendimento será realizado entre 17h30 e 21h nos setores Jardim Luz, Vila Maria, Cruzeiro do Sul e Jardim Esmeralda. No Setor Garavelo a vacinação ocorrerá na feira de sexta-feira e domigno pela manhã (confira o cronograma abaixo). As equipes de imunização estarão no ônibus itinerante do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). “Para que a criança possa receber a vacina é obrigatória a apresentação da caderneta de vacinação”, lembra a coordenadora.

Governo Federal

O Ministério da Saúde estipulou aos estados e muicípios que 95% das crianças sejam imunizadas contra o sarampo e a poliomielite. Em Aparecida, desde que foi iniciada a campanha de vacinação no último dia 06, aproximadamente 50% do público-alvo recebeu a proteção. “A cobertura vacinal é o principal meio para que possamos prevenir o reaparecimento dessas doenças e para isso estamos ampliando os locais de vacinação para atingirmos o objetivo da campanha”, pontua Luzia.

Crianças que ao longo da vida não tomaram nenhuma vacina contra a poliomielite receberão a vacina inativada (a VIP, que é injetável). As que já passaram por uma ou mais doses terão à disposição a versão oral do imunizante (a VOP, que ficou famosa com o Zé Gotinha). Contra o sarampo todas devem tomar uma dose da vacina tríplice viral (que também protege contra caxumba e rubéola). Isso desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

Confira o cronograma de vacinação nas feiras livres:

Dia 23 de agosto – Feira do Jardim Luz ( 17h30 às 21h);
Dia 24 de agosto – Feira do Garavelo ( 8h às 12h);
Dia 25 de agosto – Feira do Cruzeiro do Sul – ( 17h30 às 21h);
Dia 26 de agosto – Feira do Garavelo – ( 8h às 12h);
Dia 28 de agosto – Feira da Vila Maria ( 17h30 às 21h);
Dia 29 de agosto – Feira do Jardim Esmeralda (17h30 às 21h)

Postos de Vacinação

A imunização ocorrerá ainda até o final do mês de agosto nas seguintes Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) de Aparecida, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30: UBS Andrade Reis; Jardim Tiradentes I; Jardim Florença; Independência Mansões; Pontal Sul II; Delfiori; Bandeirantes; Jardim Riviera, Campos Elísios, Veiga Jardim, Bairro Independência, Caraíbas, Alto Paraíso, Jardim dos Ipês, Madre Germana, Mansões Paraíso, Buriti Sereno, Parque Trindade, Santa Luzia, Jardim Olímpico, Jardim Bela Vista, Vila São Pedro, Rosa dos Ventos, Nova Olinda, Retiro do Bosque, Cândido de Queiroz, Jardim Paraíso e Garavelo Park.

A vacinação também será realizada de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h30, nos Cais Colina Azul e Nova Era, no Centro de Saúde Papillon Park e no Centro de Atendimento Ambulatorial (antigo Pronto-socorro).
SecomAp