Planetário de Brasília revela os astros das bandeiras de 84 países

0
69

brasiliaO Planetário de Brasília abre para visitação a exposição “Os Astros das Bandeiras”, a partir desta sexta-feira (1º). A mostra apresenta as estrelas, o Sol, a Lua e as constelações presentes no desenho das bandeiras de 84 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU). A entrada é franca.

A atração está dividida em 10 momentos, cada um com diferentes instalações. Há um momento especial para a história do Brasil. Nele, é possível conhecer as cinco bandeiras da nação, que acompanharam a jornada do país até a atual, criada em 1889, após a Proclamação da República.

O visitante pode conhecer os símbolos nacionais cujas estrelas do desenho simbolizam características geográficas do país. É o caso, por exemplo, da bandeira dos Estados Unidos, onde cada estrela representa um estado norte-americano.

A exposição possui dois momentos para interação. No primeiro, chamado “A minha bandeira”, o visitante tem a oportunidade de criar a sua própria bandeira. Com vários elementos à disposição, o público de todas as idades pode montar uma flâmula e tirar fotografias. No segundo, o público pode testar o conhecimento e atenção em um jogo da memória com as bandeiras da exposição. A ideia é possibilitar uma sinergia do público com o tema.

Pelos versos dos cordéis, a apresentação expõe 28 bandeiras onde a estrela da composição representa uma ideologia ou crença. Por exemplo, no caso da bandeira de Angola, a estrela simboliza a solidariedade internacional e o progresso.

O lançamento da exposição “Os Astros das Bandeiras” marca o início das atividades para o segundo semestre de 2014 no Planetário de Brasília.

GDF