PF faz operação contra extração ilegal de madeira em sete estados

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

policiaA Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (5) em Goiás e outros seis estados uma operação de combate a uma quadrilha especializada na exploração ilegal de madeira. A Operação Metástase acontece no Dia Mundial do Meio Ambiente. Segundo a PF, a organização visava, principalmente, a extração no cerrado.

Ao todo, 400 policiais foram mobilizados para cumprir 48 mandados de prisão, 46 de busca e apreensão e três de condução coercitiva. Os mandados são cumpridos em Goiás, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso, Pernambuco, Tocantins e Bahia. Segundo a Polícia Federal, os presos serão encaminhados para a Superintendência Regional de Goiás.

Os suspeitos são donos e funcionários de madeireiras, carvoarias e siderúrgicas. O esquema foi investigado pela PF por dois anos e envolve a falsificação de documentos como guias do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a extração de madeira em regiões onde a atividade é ilegal.

Ainda segundo a polícia, a madeira de árvores frutíferas e exóticas era extraída por madeireiras e queimada em carvoarias. De lá, o carvão era comprado por siderúrgicas em Minas Gerais, onde era utilizado como combustível.

G1

Notícia postada em  

  • 5 de junho de 2014
  • Da Redação