Pesquisadora Nilda Simone lança livro sobre história e cultura de Aparecida

0
56

livroA pesquisadora e moradora de Aparecida, Nilda Simone, lança nesta sexta-feira, 8 de agosto, às 19 horas, no Centro de Cultura e Lazer José Barroso, o livro “Um Olhar sobre Aparecida: História e Cultura”. O livro foi publicado pela editora Kelps, com o apoio da Secretaria de Cultura de Aparecida, e estará a venda durante a noite de autógrafos ao valor de R$ 35. Quem não puder comparecer ao lançamento, mas quiser conhecer um pouco mais da história da cidade poderá adquirir o livro na Papelaria Vitória, no centro da cidade, a partir da semana que vem, pelo mesmo valor.

O lançamento do livro contará com apresentações de catira dos grupos vinculados à Associação de Catireiros, Quadrilhas e Violeiros de Aparecida, quadrilhas e outras manifestações artísticas da região de Aparecida. “Como o livro conta a nossa história, desde a cultura indígena que habitou primeiro essas terras, até o a consolidação da comunidade e suas primeiras manifestações culturais, nada mais justo que mostrar um pouco desse lado da nossa história”, explica a escritora.

O livro “Um Olhar sobre Aparecida: História e Cultura” tem enfoque justamente no aspecto folclórico e elementos que constituíram a identidade cultural do município. A introdução foi escrita pelo ex-governador, Ursolino Tavares Leão, que governou interinamente o Estado em 1973, e também escritor, além de membro da Academia Brasileira de Letras.

Em breves palavras ele conta que apesar de residir em Goiânia há mais de trinta anos, acompanha os avanços de Aparecida e festeja suas conquistas sócio-econômicas, além de ressaltar o espírito cordial e prestativo de seus moradores, retratado por Nilda Simone. Ursolino Leão também já foi homenageado pela cidade, cuja Biblioteca Municipal leva seu nome.

Apesar de destacar as manifestações culturais de Aparecida, “Um Olhar sobre Aparecida: História e Cultura” se aprofunda em momentos importantes da história da cidade, sendo dividido em capítulos que retratam cada uma dessas fases: a formação do povoado; a religiosidade, com a construção da primeira igreja, Nossa Senhora Aparecida; o crescimento e desenvolvimento da cidade; a vida política, retratada em uma galeria de personalidades que passaram pela gestão do município; as famílias pioneiras; e o desenvolvimento da Educação, Esporte, Cultura e Turismo até os dias atuais.

Nilda Simone conta que o livro é resultado de 20 anos de pesquisa. No começo, a motivação era apenas a curiosidade pela história de sua cidade e seus antepassados, as famílias Alves Fortes e Rodrigues Siqueira, também pioneiras da cidade. Mas, há pelo menos 12 anos, ao perceber o vasto material que possuía, começou a amadurecer a ideia de colocar tudo em um livro. Formada em História, Nilda deu início à busca por parcerias. O resultado foi possível, segundo ela, pela colaboração de mais de 40 pessoas, que deram seus depoimentos, cederam fotos de arquivos pessoais e imagens de jornais antigos.

SecomAp