Passo a passo: aprenda a cancelar um e-mail já enviado no Gmail

0
274

Você passa horas escrevendo aquela bíblia e manda para a pessoa errada. Você escreve aquele super e-mail para uma vaga de emprego e esquece de anexar o currículo. Cria aquele orçamento complexo e na hora de validar com o chefe manda direto para o cliente por engano. Quem nunca passou por uma situação dessas na vida?

Faz tempo que o cancelamento de envio de mensagens é um pedido recorrente entre os usuários do gmail e, na verdade, a função já está disponível há seis anos na área de testes da empresa, o Labs. A novidade agora é que o cancelamento de envio está mais acessível, sofisticado e disponível diretamente no Gmail para todo mundo.

Além de ativar a função, agora é possível também regular o tempo durante o qual o cancelamento fica disponível após o envio da mensagem. Muitos usuários já possuem a funcionalidade desde que ela foi criada no Labs, mas paar que não tem e gostaria de ativar basta seguir o passo a passo.

1. Configurações

Quando estiver em sua caixa de entrada, clique em configurações (símbolo de engrenagem) no canto superior direito.

2. Ainda em configurações

Uma das opções que aparecerão também se chama “configurações”. Clique nela e você será encaminhado para uma nova página.

3. Ative a função

Na página recém aberta, vá até a aba LABS  e depois até a área “Cancelar Envio” e selecione “Ativar”. Em seguida, vá a aba GERAL defina qual será o tempo disponível para desfazer um envio, entre 5 e 30 segundos.

4. Como utilizar o recurso

Quando você mandar um e-mail, uma caixa amarela aparecerá no topo da página. Ela ficará disponível pelo tempo que você delimitou no item anterior. Para cancelar o envio, clique em “Desfazer”.

Obs: Se ja estiver ativa na aba LABS basta seguir o procedimento da pagina GERAL que é ativar/desativar a função e definir o tempo para cancelamento.