Passeio ciclístico reúne milhares de pessoas na área central de Brasília

0
59

passeioCom o tema bicileta gera gentileza, milhares de ciclistas pedalaram pelas ruas de Brasília na manhã deste domingo (10/8). A organização acredita que 6 mil pessoas participaram do evento.

Este ano, o passeio organizado pela ONG Rodas da Paz teve dois percursos: um mais curto, até a Esplanada dos Ministérios para as famílias que vão de bike com as crianças. E outro, até a Ponte JK. Com o passeio, os organizadores buscaram despertar nas autoridades um maior compromisso com a mobilidade urbana sustentável. O evento acontece desde 2003.

“Com mais ciclistas e pedestres nas ruas, não apenas os motoristas ficam mais atentos, mas também os governos tendem a investir em mais e melhor infraestrutura”, disse a ONG Rodas da Paz em sua página na internet.

Junto com esse investimento, vêm as campanhas educativas. A bicicleta no trânsito é uma aula diária de convivência e respeito às diferenças”. Além disso, a entidade esclarece o risco de morte em caso de acidente. Quando o condutor do carro está a 64km/h, 85% dos pedestres atingidos morrem e nenhum sai ileso. Se a velocidade máxima do veículo for 32km/h, 5% morrem e 30% sobrevivem ilesos.

Velocidade mais baixa significa também mais incentivo aos meios sustentáveis de deslocamento, como caminhar, pedalar ou utilizar o transporte público, possibilitando conforto e fluidez nos trajetos.

Correiobraziliense