Aparecida de Goiânia, sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Os Florais de Bach e os Benefícios durante o Luto - 2021

Redação
15 de agosto de 2021

Um assunto extremamente delicado e tabu é sobre a MORTE.

Sim, ainda temos dificuldades em lidar com este assunto. Muitas vezes, quando vamos conversar sobre, o que ouvimos é:

- Deus me livre

- Vira esta boca para lá

- NInguém vai morrer aqui

E assim, seguimos com a doce ilusão de que este dia não chegará, sendo que é a ÚNICA certeza que temos.

Estamos vivendo um momento surreal (não acho outra palavra) em tempos de pandemia. Distanciamento físico, e de repente, uma perda inesperada.

Não estamos preparados para perder alguém.

Não fomos educados para falar sobre este assunto.

É triste e extremamente difícil este momento.

Em tempos de pandemia, não temos nem a opção de estar junto com as pessoas que amamamos. No exato momento desta perda, não temos o direito de dar o último adeus.

Não há a possibilidade do encontro no leito do hospital. Quando recebemos a notícia da morte, não podemos velar.

Ao perder pessoas queridas, fui buscar informações sobre o LUTO, e a importância de respeitar a forma como cada pessoa lida com ele.

1. Negação (Solidão, Tristeza e Arrependimento)

2. Raiva

3. Negociação (Questionamentos)

4. Depressão

5. Aceitação

A primeira fase do luto é a NEGAÇÃO, uma etapa de muita DOR e CULPA, quando há os questionamentos de que poderíamos ter feito algo para evitar; SOLIDÃO, quando a pessoa se afasta com medo de mais perdas. O importante é demonstrar que estamos por perto, caso a pessoa precise e, também, TRISTEZA, pois é percebido que aquela conexão construída ao longo do tempo se foi, a ausência física é extremamente dolorosa.

A segunda fase é a da RAIVA, há o questionamento e a luta contra o que houve, no intuito de extravasar. Neste período, o relacionamento fica delicado entre as pessoas.

A terceira fase é a NEGOCIAÇÃO, onde os questionamentos ficam evidentes e a pessoa gostaria de ter ido no lugar de quem partiu.

A quarta fase é a da DEPRESSÃO, a fase que costuma durar bastante tempo e a que a pessoa enlutada precisa de apoio. Neste período, a melancolia, impotência, desesperança e culpa rondam e é preciso cuidado para que a pessoa busque ajuda. a culpa se instala, pois tendemos a arrepender de certas atitudes.

A quinta e última fase é a da ACEITAÇÃO, quando há uma consciência do que houve, trazendo as lembranças dos bons momentos e quando a paz se instala, mesmo que há ausência de alegria. A partir desta fase, há o intuito de prosseguir a vida.

Precisamos estar atentos e atentas para que possamos auxiliar, estando perto de quem está de luto.

OS FLORAIS DE BACH NO AUXÍLIO AO LUTO

A Terapia Floral é uma grande aliada neste momento, já que os 38 florais de Bach estão ligados às emoções e sentimentos e vão ajudar quando a raiva, a culpa, a solidão forem as companheiras deste processo.

Segundo a Terapeuta Floral, Vaneska Santos, (https://eusouterapeutafloral.com.br/terapeuta-floral-online/ ), "a Terapia Floral complementa o tratamento junto aos profissionais da área da Psicologia e/ou Psiquiatria, importante para que haja uma compreensão de todo este processo necessário sobre o luto.

Cada pessoa tende a reagir de forma diferente, e precisamos respeitar e acolher estas reações.  O mais importante é que podemos oferecer nossa companhia, nosso ombro amigo nestas situações tão difíceis e delicadas para quem passa pelo luto.

No universo dos Florais de Bach, deixo aqui dois florais excelentes para este processo:

1. Star Of Bethlehem

2. Pine

O modo de uso são 4 gotas de 6 a 8 vezes ao dia, nos primeiros dez dias, e após este período, 4x ao dia.

O frasco de tratamento (30ml) é manipulado em farmácia homeopática. Após este período, há a necessidade de dar continuidade ao tratamento para indicação de novos Florais, à medida que as fases forem sendo vividas.

RESPEITE SEU LUTO

Por fim, é imprescindível que o luto seja respeitado. Não queira pular etapas, não tome atitudes no momento de tristeza e dor.

E nós, quando tivermos alguém que passou por uma perda, podemos ter apenas uma atitude: ESTENDER AS MÃOS e acolher, respeitando o sofrimento desta pessoa.

Texto: Vaneska Santos

Leia Mais Sobre Florais de Bach https://aparecidanet.com.br/o-poder-da-terapia-floral/

Florais de Bach
Os Florais de Bach e os Benefícios durante o Luto - 2021 2

DENÚNCIA DE IRREGULARIDADES?

envie um email para

[email protected]

2005 - 2021
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram