Operação do ICMBio combate crimes ambientais em Santa Catarina

BIOUma operação iniciada por analistas ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) apreendeu, esta semana, no Parque Nacional da Serra do Itajaí (SC), e no entorno da Unidade de Conservação (UC), 13.327 borboletas, 42 carcaças de animais e 38 aves, sendo que 12 delas estão na lista de espécies ameaçadas de extinção. Também foram recolhidas armas, centenas de munições, redes e gaiolas.

A ação ocorreu em parceria com as polícias Federal, Militar e Militar Ambiental. Contra os infratores, foram emitidos quatro termos circunstanciados, dois boletins de ocorrência policiais e 17 autos de infração, cujas multas, se somadas, chegam ao valor de R$ 13.572.100,00

Para o coordenador da operação, o analista ambiental Mário Sérgio Oliveira, o mais importante dessa fiscalização foi impactar diretamente os grupos organizados que atuam na caça e tráfico de animais silvestres nas regiões de Nova Rússia, em Blumenau, e Jundiá/Vargem Grande, em Apiúna.

“Inutilizamos um rancho usado por caçadores, identificamos uma oficina que fabricava clandestinamente espingardas, desarticulamos uma fábrica de artesanato de borboletas e um criador ilegal de aves silvestres e, ainda, surpreendemos caçadores que causavam danos significativos à biodiversidade do Parque”, explicou Oliveira.

Segundo o coordenador da operação, a ação foi bem sucedida porque houve uma estratégia operacional com trabalhos simultâneos em diferentes regiões do Parque. Na ocasião, missões específicas embasadas em investigações que resultaram em sete mandados de busca e apreensão requeridos pelo Ministério Público Federal e emitidos pela Justiça Federal de Blumenau foram realizadas.

“Este modus operandi somente foi possível pelo apoio de diversas outras UC?s do país que enviaram ao Parna Serra do Itajaí profissionais experientes e com autonomia na condução de cada missão”, destacou Oliveira.

Todas as pessoas flagradas durante a operação, batizada de Livro Vermelho, responderão a processos administrativos junto ao ICMBio e serão julgados na esfera penal, com penas que variam de multa a prisão.

Parque Nacional da Serra do Itajaí

O Parque Nacional da Serra do Itajaí completou 10 anos no último dia 4, véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente. A Unidade de Conservação protege aproximadamente 57 mil hectares de florestas em avançado estágio de regeneração. A UC também preserva uma amostra representativa do bioma Mata Atlântica em nove municípios catarinenses: Apiúna, Ascurra, Blumenau, Botuverá, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Presidente Nereu e Vidal Ramos.

Fonte: ICMBio 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detected

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios