O conceito de Neurobranding pode ser definido como um estudo que envolve comportamento humano e relações com marcas e mercados.
Em termos simples, esta ciência visa entender a relação entre as pessoas e o que elas compram / desejam.
Além disso, também se refere ao comportamento de compra, ou seja, aos pensamentos e comportamentos do público diante de coisas que considera interessantes.
Não é à toa que é considerada uma ciência essencial para os negócios, garantindo que mais consumidores sejam influenciados pela empresa ou marca.
É importante ressaltar também que a utilização de marcas neuronais no setor comercial visa melhorar a rentabilidade das empresas.
Dessa forma, é possível entender com precisão o comportamento do consumidor no processo de compra e, a partir daí, tomar medidas para agilizar a decisão de compra.
De acordo com alguns especialistas no assunto, o foco principal desta pesquisa é entender exatamente como a memória é construída.
Com base na memória e compreensão do treinamento, é possível atingir esse objetivo de forma estratégica.
O que as empresas podem obter com isso?
Além de aumentar as vendas, há outro desejo por trás da pesquisa neurobranding: consolidar uma ideia no mercado.
Quando você olha para as grandes marcas, descobre que elas são cheias de significado. Elas geram sentimentos e emoções no público, despertam memórias e influenciam o público.
Esse poder que as empresas procuram quando começam a usar esses estudos em seus negócios. Através da ligação emocional, você pode não só vender, mas também se tornar uma referência para o mercado.
Sabendo que para chamar a atenção nas redes sociais temos apenas milissegundos como utilizar o neurobranding?
1 Storytelling ou seja conte sua história
Para iniciar essa lista de dicas de como aplicar a pesquisa da memória nas redes sociais, é preciso pensar que essa estratégia também faz parte da história.
Mesmo que os consumidores às vezes parecem esquecer as coisas rapidamente, não é o caso. Especialmente quando falamos sobre resultados ou experiências ruins, a memória pode reter essas informações por anos.
Pense em um restaurante que entregou seu pedido por engano ou o tempo de entrega é mais longo do que você disse.
Portanto, para aplicar essa estratégia, comece contando a história da sua marca. Histórias se conectam demais.
Mostre ao público como seu negócio nasceu, as dificuldades encontradas ao longo do caminho e até mesmo suas pequenas conquistas.
Crie uma história para deixar o público mais confiante e acreditar que você realmente deseja que as coisas aconteçam.
2 Defina seu propósito
Provavelmente, você já percebeu que todas as grandes marcas de sucesso possuem um ideal, um propósito.
Esse ideal funciona como um tipo de bússola, que guia o negócio em direção ao sucesso e a continuidade de ação durante os anos.
Mais importante, esse propósito aproxima o público, que não só a vê como uma empresa que quer vender, mas também se preocupa verdadeiramente com seu produto, com as informações que você dará.
3 Criar conexão emocional
São as crenças que as pessoas têm sobre o que elas acreditam sobre o mundo e sobre elas mesmas. O que significa isto, são as informações que você colocará em cima da sua audiência e quais são as informações que você irá tirar em cima da audiência. Ex: não coma glúten que faz mal, por conta disto. Tal produto faz bem por conta disto.
O tipo das informações vão gerar impacto nas pessoas que seguem sua marca e geram emoções desempenham um papel fundamental nas decisões de compra dos clientes.
Na maioria das vezes, as compras são realizadas pela emoção, é o nosso sistema límbico do cérebro que é acionado e nos faz comprar.
4 Gatilhos mentais
Outra maneira utilizada pelo neuromarketing para atingir objetivo de compra é por meio de gatilhos mentais.
O gatilho mental mais forte para decisão de compra por emoção é o gatilho da escassez. Compre agora, vai acabar, vou fechar a venda. Não terá mais, da próxima vez será mais caro.
Os principais gatilhos mentais são:
- Escassez
- Urgência
- Autoridade
- Reciprocidade
- Prova Social
- Antecipação
- Novidade
- Dor X Prazer
Entenda que nas redes sociais é preciso entender sobre os gatilhos mentais e principalmente sobre a antropologia das redes. Entender de pessoas e sobre pessoas. Nas redes você irá vender se entender sobre pessoas. Todo seu conteúdo o que seu produto resolve é para resolver a dor das pessoas, como impactar as pessoas.
Entenda que todas as pessoas querem sete coisas na vida e isto reflete muito fortemente nas redes sociais e também no processo de compra:
- se divertir
- se sentir amado
- pertencer a um grupo
- ter uma recompensa
- ter segurança
- reciprocidade
- entender de pessoas, pois tudo é sobre pessoas
Este assunto é muito vasto nele também entram as cores e inclusive o assunto que falamos na semana passada sobre marketing sensorial.
É um assunto super vasto e interessante que vale muito a pena aprofundar.
Vivian Perpétuo
Gestora de Redes Sociais
@vivianperpetuo