O que é Glutamato Monossódico. Um veneno em pedacinho de sabor.

0
365

O glutamato monossódico, também conhecido por Ajinomoto, Kitano, Arisco, Caldo Maggi, Caldo Knorr ou Sazón, é um aditivo que realça o sabor dos alimentos e por isso é utilizado em quantidades incríveis na fabricação de uma diversidade de comidas processadas e industrializadas.

Este aditivo, no entanto, está longe de ser uma substância inofensiva para a saúde. Quando se fala em glutamato monossódico, fala-se de uma substância que causa reações adversas como as alergias cutâneas, náuseas, vômitos, enxaquecas, asma, taquicardia, irregularidades cardíacas, tonturas e depressão.

A utilização diária dos temperos artificiais, conhecidos popularmente como caldos Knorr, Kitano, Arisco, Maggi, Sázon, Ajinomoto, ou ainda os caldos de sopa e outros aditivos que servem para dar gosto e cor aos alimentos podem acarretar sérios danos à saúde.

O glutamato monossódico pode levar à liberação de acetilcolina, uma substância química estimulante da função muscular, além de inibidora da absorção de glicose por parte de células cerebrais. Como resultado, está relacionado à obesidade e à doença de Alzheimer, além de ser altamente tóxico para os neurônios.

O uso crescente dos temperos artificiais na culinária, é um dos motivos para o aumento de “doenças silenciosas”. Os chamados caldos de galinha, ou de carne, são um perigo silencioso à saúde pública.

A substância é um neurobloqueador do hipotálamo, controlador do apetite, o que incrementa a quantidade de comida ingerida causando, como consequência, a obesidade, tão comum nos dias atuais, não somente em adultos, mas também, e principalmente, em crianças, as principais vítimas dos alimentos processados e industrializados.

Dica Saudável para fugir do Glutamato Mossódico

Aprenda a utilizar condimentos, especiarias, ervas e comece desde já a deixar de lado este veneno industrial carregado de químicos que faz muito mal à sua saúde. Devido ao excesso de sódio, os temperos industrializados não devem fazer parte da rotina alimentar. O ideal são temperos frescos, como alho e cebola.

Eu acrescentaria:

Os cientistas usam o glutamato monossódico como forma de induzir a obesidade em cobaias. Nas pessoas, as reações físicas ao glutamato monossódico podem ser dor de cabeça, formigamento, fraqueza, depressão, dor de estômago, enxaqueca, náuseas, vômito, diarreia, sensação de aperto no peito, doenças de pele e sensibilidade a luz, barulho e aromas.

>>>. Encontrados nos macarrões instantâneos, cubinhos de tempero, salgadinhos, etc.

Disfarces do Glutamato Monossódico:

Ø  Proteína hidrolisada

Ø  Levedo (ou levedura) autolizado

Ø  Caseinato de sódio

Ø  Caseinato de cálcio

Ø  MSG

Ø  Ácido Glutâmico

Ø  Glutamato Monopotássico,

Ø  Proteína Texturizada,

Ø  Levedura Nutritiva,

Ø  Extrato de Levedura

 

Alimentos/ingredientes que com frequência contém MSG durante seu processamento:

Ø  Aromas,

Ø  Temperos

Ø  Aroma/Tempero natural de Galinha

Ø  Condimentos

Ø  Molho de Soja

Ø  Amido de Milho

Ø  Proteína Isolada de Soja

Ø  Extrato de Malte

Ø  Maltodextrina

Ø  Ácido Cítrico

Ø  Proteína de Soja

Ø  Leite em Pó