Novo padrão de carregamento sem fio fornece energia para vários aparelhos

0
67

basePrimeiro foram os carregadores com fios que se desconectam da parte que liga na tomada e se transformam em cabos de transmissão de dados que o usuário pode levar para qualquer lugar. Depois foram os carregadores sem fio, que conectados na tomada, energizam um aparelho estando apenas encostado neles a partir da indução, processo que transforma uma corrente elétrica em um campo magnético. A próxima onda é nem se quer encostar a base no aparelho para energiza-lo.

De acordo com o site especializado Ars Technica, o Wireless Power Consortium, responsável pelo padrão Qi de transferência de energia elétrica por indução (um dos mais famosos do mercado), está trabalhando em uma nova versão do seu padrão que é capaz de carregar aparelhos que estão próximos, por ressonância,  não necessariamente encostados, como já fazem alguns padrões concorrentes, e mais de um dispositivo ao mesmo tempo..

Com a adoção desse novo padrão da WPC seria possível, por exemplo, construir escrivaninhas e mesas com receptadores incorporados, e também facilitar o carregamento de dispositivos móveis dentro dos carros. Isso porque essa nova versão do padrão, chamada de Qi 1,2, seria capaz de carregar mais de um aparelho ao mesmo tempo.

Segundo o Ars Technica, a versão 1,2 é compatível com as versões anteriores do padrão Qi. Logo, se você já possui um dispositivo com esse padrão – a Samsung é uma das que aderiu – eles já são capazes de carregar equipamentos a 30 mm de distância. Já os aparelhos que vieram com os novos hardwares do padrão Qi 1,2 instalados conseguirão carregar aparelhos que estão até a 45 mm de distância.

A versão 1,2 do Qi deve chegar ao mercado ainda este ano, mas os aparelhos adaptados completamente ao novo padrão devem surgir a partir de 2015.

IG