Novo iOS 8 traz mais interação e aplicativo voltado à saúde

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

appleO novo sistema operacional dos aparelhos móveis da Apple, iOS 8, pretende facilitar a vida dos usuários, deixando tudo a mão. Boa parte das novidades, entretanto, já estava disponível em gadgets de outras marcas, e a Apple parece estar correndo atrás do prejuízo. Entre as novidades interessantes está a possibilidade de interagir com aplicativos a partir das notificações. Por exemplo, não será necessário abrir o WhatsApp para responder a uma mensagem. Na notificação do app, haverá a opção de enviar mensagem. Se alguém postar algo na sua timeline do Facebook, não é preciso entrar no aplicativo. Pelo aviso recebido no aparelho, pode-se, por exemplo, comentar ou curtir a publicação. Assim, não é preciso interromper o que está fazendo.

O iOS 8 promete não deixar os pais tão à parte do que acontece no celular dos filhos. Antes das crianças comprarem aplicativos e atualizações, os celulares que estiverem conectados por meio do Family Share devem pedir uma permissão, que aparece no mesmo momento no gadget do pai. Matar aula também fica mais difícil: o app mostra onde o filho está, pelo GPS. Fotos, calendários, localização e compras feitas na App Store poderão ser compartilhadas com até cinco usuários. O sistema de reconhecimento de voz Siri ganha 22 novos idiomas e integração com o Shazam para reconhecimento de música.

Nem tão novo assim
O sistema de busca Spoltlight, também presente na nova versão do SO do Mac, será integrado à busca do Google, AppStore e Wikipedia. O app mostra informações sobre horários de cinema, restaurantes próximos e outras buscas úteis aos usuários. O serviço lembra bastante o Google Now.

Na tentativa de melhorar o teclado virtual dos aparelhos móveis, a Apple introduz novidades como a possibilidade de desenhar letras, que serão reconhecidas pelos gadgets, e a sugestão de próximas palavras. Por exemplo, se você escreve “A reunião foi”, o aparelho sugere opções como “ótima”, “épica” ou “terrível”. A tecnologia é bem semelhante ao que já apresentam aparelhos com Android.

O aplicativo iMessages é o mais usado dos aparelhos da Apple, e a empresa apresenta novidades. Será possível realizar conversas em grupo, nomear conversar e enviar, de maneira mais fácil, mensagens de voz e fotos, parecido com o que faz o WhatsApp.

O app Health ajuda a administrar a saúde dos usuários, adicionando objetivos na academia e controlando calorias. O Galaxy S5, lançado no início do ano, é focado, sobretudo, em saúde e bem-estar.

Enquanto 89% dos usuários de iPhones e iPads utilizam o iOS 7, versão mais recente do sistema operacional dos gadgets da Apple, segundo o CEO da empresa Tim Cook, apenas 9% dos que utilizam aparelhos com Android têm o sistema KitKat. A baixa adesão pode ser explicada pelo fato de que cabe às fabricantes decidirem a quais aparelhos o novo SO deve chegar, o que, para incentivar a compra de novos produtos, oferece apenas para os smartphones mais novos.

Casa
O HomeKit é o novo sistema da Apple que promete gerenciar toda a sua casa a partir do seu iPhone. Não é futurismo ou ficção científica. Abrir o portão da garagem, controlar câmeras, alterar a temperatura do termostato, tudo vai está disponível a partir do seu celular.

CorreioBraziliense

Notícia postada em  

  • 3 de junho de 2014
  • Da Redação