Novembro Azul de prevenção à saúde do homem em Aparecida

Da Redação
05/12/2021 - 12:00
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Linkedin
  • Compartilhe no Telegram
  • Compartilhe no WhatsApp

Novembro Azul de prevenção à saúde do homem em Aparecida

No Novembro Azul, mês temático de conscientização sobre a saúde masculina, Aparecida teve uma mobilização que se estendeu por toda a cidade para reforçar a importância de se levar uma vida mais saudável e equilibrada    

Com foco na prevenção de doenças e para estimular a população masculina a se cuidar, a Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) promoveu, no último mês de novembro, uma ampla mobilização nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e em outros setores da pasta. As atividades marcaram o Novembro Azul, campanha mundial de conscientização sobre os cuidados integrais com a saúde do homem.

Durante todo o mês foram realizadas ações na rede municipal também em alusão ao 14 de novembro, Dia Mundial da Diabetes. Além disso, foram feitas atividades para alertar a população, sobretudo a masculina, sobre a importância dos cuidados relativos à saúde mental, às infecções sexualmente transmissíveis e às doenças crônicas como a hipertensão, bem como o câncer de próstata e outros males. No dia 20 de novembro houve, ainda, o Dia D no Hospital de Olhos de Aparecida, instituição parceira da iniciativa.

Ação na UBS Colina Azul com triagens, avaliações, orientações e encaminhamentos para diagnóstico e controle da diabetes

Dia D

No Dia D foram ofertadas retinografias (exame do fundo do olho), avaliações da glicemia e o pé diabético, dentre outros possíveis indicadores da diabetes, bem como consultas nas áreas de Oftalmologia, Nefrologia, Angiologia e Cardiologia, além de atendimentos da equipe multiprofissional em Enfermagem, Nutrição e Educação Física. Houve, ainda, palestras educativas na sala de espera para os pacientes que foram encaminhados durante as triagens.

Envolvendo centenas de profissionais por toda a cidade, a SMS promoveu palestras, encontros, capacitações, lanches comunitários e outros eventos educativos para estreitar os laços entre os trabalhadores e a população e conscientizar as pessoas quanto à prevenção, o diagnóstico e o tratamento de diversas doenças e também triagens e encaminhamentos para consultas e exames.

Palestra do Novembro Azul na UBS Independência Mansões sobre saúde masculina e qualidade de vida

Cultura da prevenção

“O ano inteiro, com ênfase nos meses temáticos, a SMS atua para estimular a cultura da prevenção. Sabemos que os homens têm mais doenças cardíacas, diabetes e câncer e têm a pressão arterial mais elevada do que as mulheres porque cuidam pouco ou quase nada da própria saúde e só procuram assistência quando já estão doentes. Isso precisa mudar e nossos profissionais atuam