Aparecida de Goiânia, sexta-feira, 17 de setembro de 2021
Segurança Pública

No dia que completa 99 anos, Aparecida ganha "presente grego" do governo do Estado: a extinção do Copom

Redação
11 de maio de 2021

Vereador Arnaldo Leite (MDB), que é Cabo Reformado da PM, criticou a portaria do Governo de Goiás que retira de Aparecida a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar do Estado de Goiás 46ª CIPM - Centro de Operações Policiais Militares - COPOM/2º CRPM, e transfere seu efetivo e equipamentos para Goiânia.

O Copom de Aparecida foi criado em 2013. Desde então tem cumprido relevantes serviços para a segurança dos cidadãos aparecidenses. Entre os grandes comandantes que passaram Copom de Aparecida está o Coronel Sérgio Katayama. Um dos mais brilhantes oficiais da PM-GO, responsável pela modernização nas operações de inteligência para o combate à criminalidade no Estado de Goiás, Cel Katayama foi comandante da PM do Estado.

O COPOM 2º CRPM atua no sul da região metropolitana, compreendendo os municípios de Aparecida, Hidrolândia, Senador Canedo, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis e Caldazinha.

As unidades que compõe esse comando são: 8º BPM, 27º BPM, 39º BPM, 41º BPM, 45º BPM, 46ª CIPM (COPOM/2º CRPM) e 43ª CIPM (CPE).

A portaria de extinção do Copom de Aparecida foi assinada pelo Cel. Renato Brum, Comandante da PM-GO, numa decisão do Governo de Goiás. Para o vereador Arnaldo Leite é preciso que todas as instituições da sociedade aparecidense se unam para reverter esta decisão, que ele reputa como prejudicial para a segurança no município.

Diz o a portaria:

ESTADO DE GOIÁS POLÍCIA MILITAR

Portaria nº 14.693/2021 - PM

PORTARIA Nº 14.693, DE 7 DE MAIO DE 2021

Desativa a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar - 46ª CIPM Centro de Operações Policiais Militares - COPOM/2º CRPM.

O COMANDANTE-GERAL DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS, no uso das atribuições legais, que lhe confere o art. 111, do Decreto n.º 9.690, de 6 de julho de 2020, o § 3º do art. 3º c/c art. 4º da Lei nº 8.125 de 18 de junho de 1976, tendo em vista o Processo SEI nº 202100002052053, e

Considerando a Portaria nº 3.884, de 22 de outubro de 2013, que criou e ativou a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar do Estado de Goiás - 46ª CIPM - Centro de Operações Policiais Militares - COPOM/2º CRPM, com sede em Aparecida de Goiânia/GO;

Considerando a necessidade de implementar melhor prestação de serviço de segurança pública a população goiana.

Considerando a necessidade de adequação, visando melhor gestão operacional e organizacional dos recursos existentes, atendendo aos requisitos de excelência no plano de modernização e controle de qualidade na PMGO. Considerando a necessidade de equalizar o recursos para ampliar as estruturas existentes e o efetivo policial militar para atender as demandas potencializadas.

Considerando a necessidade de reestruturação operacional e administrativa, com gestão para melhor suporte ao policiamento ostensivo e preventivo no Estado de Goiás, com o fito de aumentar a qualidade de vida da população goiana.

Considerando a reestruturação de Unidades Policiais Militares prevista no art. 32, da Portaria n.º 2.337, de 04 de abril de 2012, resolve:

Art. 1º Desativar a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar do Estado de Goiás 46ª CIPM - Centro de Operações Policiais Militares - COPOM/2º CRPM, com sede em Aparecida de Goiânia/GO.

§ 1º O efetivo da Unidade deverá ser transferido em ato próprio pelo Comando da Corporação. § 2º O material carga, bem como todo o patrimônio da Unidade deverá ser transferido para o 2º Comando Regional da Polícia Militar, para destinação.

Art. 2º O Comando de Gestão e Finanças, Comando de Apoio Logístico e Tecnologia da Informação, 2º Comando Regional da Polícia Militar e demais órgãos envolvidos deverão tomar as providências que lhes competirem, promovendo as adequações para as transferências dos Policiais Militares e de todo o material em carga, nos termos da normatização específica.

Art. 3º A Primeira Seção do Estado-Maior Estratégico deverá alterar o Quadro de Organização e Distribuição de Efetivo - QODE, providenciando a redistribuição do efetivo da Unidade ora desativada.

Art. 4º Revogar a alínea "h", do inciso II, do art. 27, da Portaria nº 2.337, de 4 de abril de 2012.

Art. 5º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação em Diário Oficial Eletrônico da Corporação.

RENATO BRUM DOS SANTOS - CORONEL PM

DENÚNCIA DE IRREGULARIDADES?

envie um email para

[email protected]

2005 - 2021
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram